Com objetivo de tornar democrática uma perspectiva inovadora sobre o mundo da tecnologia, o projeto EMTech: Diminuindo Barreiras de Acesso à Tecnologia no Ensino Básico realizou a primeira edição neste semestre. Duas estudantes do curso de Ciência da Computação foram coordenadas pelo professor Carlos Augusto Prolo e a professora Monica Magalhaes, para apresentar design de aplicativos aos alunos da Escola Estadual Doutor Antônio de Souza. Essa edição teve como tema Ensino e Aprendizagem da Logística.
As atividades, direcionadas à turma de Logística, foram divididas em três fases. Na primeira delas, as alunas da UFRN foram até a escola e palestraram sobre computação e aplicativos. Na etapa seguinte, a Universidade alugou um ônibus para levar 60 alunos ao Laboratório de Ensino do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), onde tiveram oficinas de design de aplicativos utilizando o software Figma, assessorados pelo gerente de Design da Superintendência de Tecnologia da Informação, Rafael Cardozo.
Para finalizar o projeto, os estudantes da escola tiveram a tarefa de produzir telas para um aplicativo com tema relacionado à educação, toda a prática embalada pela empolgação de uma disputa. Os projetos serão apresentados a toda a comunidade da escola e o mais votado vencerá a competição. Segundo Julia Guilhermino, uma das alunas do projeto, a adesão da turma de Logística foi tanta que eles sugeriram transformar o design vencedor em aplicativo no futuro.
De acordo com Dados do Mapa de Conectividade na Educação, produzido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), 30.024 escolas municipais e estaduais não estão conectadas à rede mundial de computadores. A Escola Estadual Doutor Antônio de Souza era uma delas e foi a escolhida, pois a estudante Ludmilla Rodrigues, participante do EmTech, é ex-aluna da instituição. Ela conta que sabia que lá os alunos não tinham acesso à tecnologia: “é muito gratificante poder levar os projetos que faço parte e os conhecimentos adquiridos na faculdade para minha antiga escola”.
As alunas de Ciência da Computação fazem parte da matéria Conexão Inicial com o Ensino Básico e tiveram a oportunidade de transmitir conhecimento aos estudantes de ensino médio. O resultado da votação será anunciado na Câmara dos Vereadores de Parnamirim e o grupo vencedor será premiado com troféu, todos os alunos receberão certificados de participação.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN