Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é referência na atenção materno infantil por meio de serviços humanizados voltados para o parto e cuidados no atendimento, tanto para a genitora quanto para os filhos.
Ações de gestão estratégica para formação e prática em saúde humanizada são adotadas pela Instituição. “Recentemente, foram implantados, no Huab, dois serviços que fortalecem o modelo humanístico do cuidado adotado, e estão integrados ao Sistema Único de Saúde local: o Centro de Parto Normal Intrahospitalar (CPNi) e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP)”, disse a enfermeira obstétrica, responsável técnica pelo CPNi e CGBP do Huab, Hercilla Nara Confessor Ferreira.
Na visita de vinculação à maternidade, as gestantes vivenciam uma imersão no Huab, conhecendo profissionais, serviços ofertados, suíte privativa de pré-parto, parto e puerpério e os métodos não farmacológicos de alívio da dor no momento do parto.
Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP)
Na CGBP do Huab, as gestantes são recebidas por uma equipe de enfermagem. “As mulheres são acolhidas com a ambiência de um lar e recebem os cuidados em saúde prestados por equipe de enfermagem capacitada na assistência materno infantil e em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, destaca Hercilla.
De acordo com Hercilla, uma ação voltada ao pré-natal coletivo de gestantes de alto risco foi iniciada neste mês de maio, que acontece por meio de grupo de profissionais que atuam como facilitadores na promoção do cuidado, disponibilizando atendimentos com abordagem multiprofissional e uso de tecnologias educacionais para promoção de uma gestação com redução de riscos.
Quanto ao serviço e objetivo da CGBP, Hercilla ressalta que “esse serviço tem como objetivo apoiar o cuidado às gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco, contribuindo para um cuidado adequado às situações que demandem vigilância e proximidade do serviço hospitalar, embora não haja necessidade de internação”.
Cuidado humanizado
As ações e serviços disponibilizados no Huab fortalecem o modelo de cuidado humanizado que valoriza a mulher em todo seu ciclo gravídico puerperal. De acordo com Hercilla, essa forma de atenção em saúde favorece os resultados maternos e neonatais “por reduzir intervenções desnecessárias, impulsionar o protagonismo feminino e promover maior satisfação da mulher e família com o cuidado ofertado”.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN