Os municípios de Umarizal, São Miguel e Touros receberam nos dias 13, 14 e 15 de maio, respectivamente, uma representação da Comissão de Implantação dos três novos campi do IFRN para participar de audiências públicas com o objetivo de apresentar e debater os focos tecnológicos que serão implementados.
Formada pelo Reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, pela Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Antônia Francimar Silva, pela Pró-Reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, além da Diretora Pedagógica, Amélia Reis e Silva, do Diretor de Engenharia, Carlos Guedes Alcoforado e de Maria Auxiliadora Pereira, membro da comissão de implantação dos campi, as audiências contaram ainda com a participação dos prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais e representantes dos municípios, além de Diretores-Gerais e servidores dos campi do IFRN.
A proposição feita para as comunidades é que a oferta de cursos comece em 2025, com cursos como o PROITEC, cursos PROEJA FIC, cursos de qualificação profissional e cursos de programas como Mulheres Mil. “A proposta é que comecemos com essas ofertas enquanto realizamos a contratação dos profissionais e as adequações necessárias nas infraestruturas dos campi para que passem a ter o mesmo padrão de qualidade que temos em todo o IFRN”, explicou a professora Anna Catharina.
Umarizal
A audiência no município de Umarizal foi realizada na Câmara Municipal, na segunda-feira, dia 13. A proposta apresentada para a comunidade do município, baseou-se nos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação, de Gestão e Negócios e de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Dessa forma, os cursos ofertados no ensino técnico integrado no município serão Administração, Gastronomia e Informática.
A audiência contou com a participação da comunidade que apresentou alguns apontamentos e indicou a concordância com os cursos propostos pela Instituição. “Estamos muito felizes e satisfeitos com a implantação de um Campus do IFRN no nosso município”, declarou Raimundo Nonato Dias Pinheiro, prefeito de Umarizal.
São Miguel
Em São Miguel, a audiência pública foi realizada na Casa de Cultura do Município. O evento contou com estudantes das escolas do município, além de representantes de organizações como ONG e associações de trabalhadores da cidade. Durante a audiência, a prefeitura, a câmara municipal e representantes da sociedade civil realizaram uma articulação e apresentaram a proposta da doação de uma área de 10 hectares para que seja possível a oferta do curso de Agroecologia.
“Nosso município recebeu com muita felicidade a notícia de que teríamos um IERN e depois que seria um IFRN. Temos muito orgulho de nossa cidade e do trabalho que já é feito no nosso município e temos certeza de que a chegada do IFRN trará muitos benefícios para a nossa população. Faremos a nossa parte para que o Campus do IFRN seja instalado nas melhores condições possíveis”, declarou Célio Queiroz, prefeito de São Miguel.
O IFRN já havia solicitado recursos para que seja possível a construção de uma nova estrutura em São Miguel ao Ministério da Educação (MEC). “Iremos começar a nossa atuação em São Miguel provisoriamente nas instalações que recebemos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Contudo, em razão da área onde a edificação foi realizada, entendemos que para ofertar cursos de educação profissional que atenda aos anseios da comunidade e estejam em sintonia com os Arranjos Produtivos Locais, como a oferta do curso de agroecologia, precisamos começar a construção de uma estrutura do zero”, explicou Antônia Silva. Após as discussões realizadas no município, os cursos ofertados serão: Agroecologia, Informática e Administração.
Touros
Informática, Gastronomia e Administração foram as proposições de curso apresentadas a população do município de Touros que lotou o Salão do Juri do Fórum Desembargador Paulo Soares, nesta quarta-feira, dia 15. O Campus que será instalado no município ocupará o prédio doado pelo Estado e ainda contará com a expansão das instalações, a partir da doação de um terreno de 4 hectares. “Nossas expectativas são as melhores possíveis com a chegada do IFRN e temos certeza de que, a partir desta audiência, estamos caminhando na direção certa”, declarou o prefeito Pedro Ferreira Farias.
A implantação dos três novos campi faz parte do plano do Governo Federal, que pretende inaugurar 100 novas unidades de Institutos Federais (IF) no país até 2026. “Nossa avaliação sobre a realização das audiências foi muito positiva. Foi uma oportunidade de iniciar o diálogo com a população e começarmos a construir um relacionamento positivo com as comunidades”, afirmou Prof. José Arnóbio.
Imagem: Reprodução
Fonte: IFRN