Profissionais da Unidade de Saúde Mental do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) apresentaram estudo que discute a sobrecarga e os sintomas ansiosos e depressivos em cuidadores de pacientes. O trabalho, elaborado pelos médicos psiquiatras Walter Barbalho Soares e Amannda Melo de Oliveira Lima, bem como pela psicóloga voluntária do projeto de pesquisa, Debora Medeiros, foi socializado no Annual Congress of the Schizophrenia International Research Society (SIRS), em Florença, na Itália.
Walter Barbalho destaca que o Núcleo de Atenção ao Primeiro Episódio Psicótico (Napep), do Hospital, desenvolveu a pesquisa com os cuidadores de pacientes em primeiro episódio psicótico. “Os cuidadores são convidados a participar de um grupo de psicoeducação de curto prazo, em que são abordados os temas: conceito do primeiro episódio psicótico, como o tratamento funciona, como a recaída pode acontecer e o que fazer diante dela”, explica.
Antes de iniciar a intervenção, os cuidadores responderam escalas de rastreio para sintomas ansiosos, depressivos e de sobrecarga de cuidado, reaplicada um mês depois. “Mostramos que os níveis desses parâmetros reduziram, demonstrando como uma intervenção familiar curta e adaptada à nossa realidade também pode ser efetiva, trazendo melhor condição para os cuidadores em um momento tão delicado para a família”, ressalta Walter.
“Foi uma experiência bastante enriquecedora conversar sobre uma ideia adaptada a uma realidade tão diferente de países mais desenvolvidos e com maior aporte financeiro e em serviços maiores. Outros pesquisadores ficaram interessados sobre como estamos desenvolvendo essa intervenção”, explica o chefe da Unidade de Saúde Mental do Huol, Walter Soares Barbalho.
O estudo, intitulado Grupo de Psicoeducação de Curto Prazo Reduzindo Sobrecarga, Sintomas Ansiosos e Depressivos em Cuidadores de Pacientes com Primeiro Episódio de Psicose foi apresentado entre 3 e 7 de abril, devendo ficar disponível para acesso em breve.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN