O secretário de Obras Públicas e Saneamento de Parnamirim, Albert Josuá Neto, participou nesta semana de uma audiência pública sobre enchentes, alagamentos e suas consequências para a população.
Em nome da Prefeitura, Josuá falou sobre as deficiências do setor na cidade, enfatizando que muitas existem há décadas e, neste momento, algumas estão sendo finalmente resolvidas e outras estão em fase de planejamento para iniciar as respectivas licitações.
Santa Tereza
Há mais de 20 anos os moradores do bairro convivem com a falta de drenagem, a exemplo do que acontece no final da Rua Oscar Ramalho de Farias sempre que chovia. Por lá, a realidade já mudou. O secretário disse que a obra que resolve o problema está com cerca de 70% dos trabalhos executados, com a lagoa de captação praticamente concluída e a nova rede de tubulações em fase de implantação. A previsão de conclusão é para os próximos 120 dias.
Monte Castelo
O secretário disse que em até 15 dias a Prefeitura vai iniciar a licitação da primeira etapa da drenagem do bairro – problema de pelo menos 30 anos. A obra envolve alterações em duas bacias, a do entorno do Cemitério São Sebastião e do bairro da Cohabinal, para direcionar a água das chuvas ao Rio Pitimbu.
Nova Esperança
Um dos bairros que mais cresceram na cidade nos últimos 10 anos também vai passar por obras estruturantes nos próximos meses. A Prefeitura vai iniciar a execução de um projeto de macrodrenagem para Nova Esperança, incluindo a área poligonal da BR-101 até a Rosa Fernandes da Silva e da Antônia de Lima Paiva até a Rua Deputado João Frederico Abott Galvão.
Antes disso, de acordo com a Semop, até a próxima sexta-feira (29), os serviços emergenciais de drenagem na Rua Suboficial Marcelino Agostinho Costa devem ter início. Em seguida será a vez das ruas Parque das Dunas de Natal e Ronaldo Maranhão serem licitadas para receber pavimentação e drenagem. Também fazem parte do projeto vias importantes de escoamento de veículos, como a Avenida Paulo Afonso (acesso a Taborda) e a Rua Raimundo de Souza Roberto Freire (BR 101 – Parque Verde).
Cajupiranga
O município está executando uma obra de drenagem que vai possibilitar a finalização da pavimentação de nove ruas do Caminho do Atlântico.
Emaús
O secretário mencionou que a Prefeitura está licitando a pavimentação da Rua Cristo Rei, além da intenção de urbanizar uma área de contenção na Rua das Militônias e asfaltar a Rua da Saudade.
Para o titular da Semop, os investimentos na cidade terão a missão de resolver problemas crônicos, presentes há muitas décadas. “Tudo isso só será possível graças à austeridade das contas públicas, que nos possibilitou o financiamento necessário para preparar Parnamirim para os próximos anos”, disse.
Imagens: Ney Douglas
Fonte: ASCOM/Parnamirim