Um incêndio atingiu o Morro Careca por volta das 21h desta terça-feira (6). Os bombeiros foram acionados e até a manhã desta quarta (7) continuavam atuando para conter os focos de incêndio.
O helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), é utilizado para buscar água no mar e jogar sobre os focos de incêndio. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, informou que o incêndio é considerado de média proporção, mas está sob controle.
“Os bombeiros vão fazer uma trilha para averiguar se ainda há algum foco de fogo ou se a fumaça é causada por algum toco de árvore que está desprendendo fumaça. A topografia não ajuda, o acesso é difícil, o que é bastante comum em casos de incêndio florestal”, disse.
As causas do incêndio ainda serão apuradas com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
“Pra se chegar a algo conclusivo é preciso que se faça uma perícia no local e essa perícia será realizada logo que o combate for finalizado. Será feita uma força-tarefa do Itep e Corpo de Bombeiros para se chegar aonde iniciou o fogo, se foi criminoso ou não. Incêndio florestal, em 90% dos casos, acontece por uma ação humana”, disse o coronel Monteiro.
Helicóptero busca água do mar para controlar incêndio no Morro do Careca
Até às 7h40 desta quarta o Corpo de Bombeiros continuava atuando no controle do incêndio. Durante a noite e madrugada a Polícia Ambiental também atuou para tentar conter as chamas com o uso de uma bomba costal que carrega cerca de 20 litros de água. Além disso, foram utilizados abafadores, uma espécie de lona para tentar apagar o fogo. O helicóptero começou a atuar por volta das 4h30.
Área de preservação ambiental
O Morro do Careca é o principal cartão postal de Natal, tem 120 metros que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 6 (ZPA-6). Trata-se de um bem da União e área militar, e, por isso, tem seu acesso restrito e controlado pelo comando do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).
Imagem: Reprodução
Fonte: G1 RN