A estação Habitat Marte divulgou as datas das 13 missões espaciais análogas presenciais programadas para 2024. A primeira delas acontece na semana posterior ao Carnaval, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. No mês seguinte, os astronautas análogos podem escolher entre uma missão breve de fim de semana, entre 2 e 4 de março, ou uma missão longa nos dias 12, 13, 14 e 15. As outras datas podem ser conferidas na rede social do Habitat.
A missão ocorre na sede da estação, na zona rural do município de Caiçara do Rio do Vento, onde os envolvidos participarão de alguns dos 200 protocolos de simulação e pesquisas da estação. Não há exigências quanto à formação dos profissionais ou estudantes inscritos: a experiência é multidisciplinar e aberta a todos os interessados em conhecer mais sobre exploração espacial.
O coordenador do local, professor do Departamento de Engenharia de Produção Julio Rezende, diz que, durante as missões deste ano, serão colocadas em prática simulações de ausência de gravidade na Infraestrutura para Atividade Extraveicular Subaquática, que é uma piscina direcionada para simulações espaciais. Além disso, também está previsto o desenvolvimento de diferentes testes de protocolos de segurança.
Virtual
Para quem não dispõe de tempo livre para visitar pessoalmente o Habitat Marte, existe a possibilidade de participar também das missões virtuais, com direito a receber um certificado de astronauta análogo. Nas missões virtuais, os participantes são convidados a expandir a imaginação e agir como astronautas reais, responsáveis pelo funcionamento de uma estação na Lua.
O professor Júlio diz que nesta dinâmica os participantes serão os gestores e pesquisadores das infraestruturas de uma estação na Lua, imaginando características e atividades durante o período da missão. A próxima missão virtual inicia no dia 2 de fevereiro e vai até o dia 9, com encontros on-line nos dias 3, 4, 6, 8 e 9 às 20h30. A estação já recebeu mais de 150 missões organizadas com participantes de 40 países.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (84) 99981-8160.
Imagem: Júlio Rezende
Fonte: Agecom/UFRN