O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
E a UBS do Vida Nova no Parque de Exposições II, fez neste final de semana, uma ação voltada ao Novembro Azul, de acordo com a diretora da UBS Lúcia Balbino os moradores do bairro tiveram palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B, C, vacinação e atendimento odontológico. A secretária de Assistência Social enviou funcionários para fazer a atualização do Cadastro Único e do programa do leite.
O morador do bairro Vida Nova Sérgio Alves Seabra falou que “Esse é o momento para todos homens virem para fazer esses exames, para que no futuro tenham uma vida melhor. E, ações como essas da UBS podem acabar mais com o preconceito que os homens ainda têm de realizar esse exame”.
Em Parnamirim para quem quer fazer os exames é bem simples. O encaminhamento é feito pelo médico da UBS, que o redireciona para o CCPAR, para fazer o exame de sangue (PSA) e dependendo do resultado é encaminhado para o médico especialista.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país e o diagnóstico precoce.
Imagem: Ney Douglas
Fonte: ASCOM/Parnamirim