Ter um robô para auxiliar nas disciplinas e atividades escolares. Essa ideia parece distante e impossível de se concretizar, principalmente se pensarmos na estrutura das escolas públicas do Brasil. Porém, o projeto de extensão URA – Um Robô por Aluno, da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN), tem rompido barreiras e possibilitado o contato de crianças e de adolescentes à tecnologia. O objetivo é a propagação do kit de robótica – cerca de 10 vezes mais barato do que os encontrados no mercado – nas instituições de ensino, para que cada aluno possa ter um robô para chamar de seu.
Durante seus dez anos de existência, o projeto URA já atendeu mais de seis mil estudantes de escolas da educação básica (fundamental e médio) em todo o Rio Grande do Norte, inclusive municípios como Pureza, Baía Formosa e Lagoa Nova, por meio da 1ª e da 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN. Além do kit para a construção do robô, a equipe disponibiliza para as instituições um software com mini cursos de robótica educacional para alunos e professores. Essas aulas abordam desde a montagem, passando pela programação e finalizando com o uso do robô em oficinas interdisciplinares.
Em 2022, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovou complemento que traz conteúdos da computação como obrigatórios. O projeto vem para somar e auxiliar a implementação dessa temática nas escolas, permitindo maior acesso, principalmente da educação básica, a um material com menor custo. “Para quem recebe as formações e tem o contato com robótica, um novo mundo de possibilidades se abre, trazendo esses alunos para discussões sobre temas atuais como robótica, educação e inteligência artificial”, destaca o coordenador do projeto, Aquiles Burlamaqui, doutor em Engenharia da Computação.
Internamente, o projeto está organizado em três subgrupos principais, nos quais os universitários podem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Na Gerência de Cursos, os voluntários ficam responsáveis pela formação dos alunos e professores das escolas, assim como a de tutores na graduação das engenharias e demais cursos da UFRN. A Gerência de Engenharia é responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento do kit de robótica. Já a Gerência de Marketing é responsável pela cobertura, pela divulgação das ações e pelo gerenciamento das redes sociais do URA, como o Instagram e o site.
Além do coordenador Aquiles, o projeto conta com o apoio dos professores Orivaldo Santana (ECT/UFRN) e Akynara Aglaé (Ufersa). Atualmente, cerca de 40 membros fazem parte da ação, que, em sua maioria, são extensionistas que atuam em uma das gerências, colocando em prática saberes específicos da sua formação universitária. Por meio das atividades realizadas, os estudantes aprimoram o hardware e o software, tornando o kit cada vez mais fácil de ser utilizado. Também possuem momentos de interação com as crianças e com os adolescentes, aprendendo metodologias e didáticas voltadas para esse público.
Fonte: Agecom/UFRN