A equipe de Psicologia do Luto do cemitério, crematório e funerária Morada da Paz, participou da programação de atividades em alusão ao Setembro Amarelo do Hospital Memorial São Francisco, em Natal, na tarde da terça-feira (12), com uma palestra da psicóloga Alexsandra Sousa sobre saúde mental, luto e suicídio.
A profissional conversou com a equipe de funcionários do hospital e abordou temas como saúde mental, luto e suicídio. Ela reforçou ainda como essas pautas afetam o cotidiano de profissionais que atuam na realidade hospitalar. “O luto é processado de forma muito individual, então cada pessoa lida com a situação de uma forma muito particular”, destacou Alexsandra. “E não podemos esquecer que luto não é só um processo que se vive quando perdemos alguém que amamos, mas no fim de um relacionamento, quando se perde um emprego ou, no caso de quem atua em uma unidade de saúde, um paciente”, complementou.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos do hospital, Sheylla Lopes, a palestra trouxe importantes contribuições para o evento. “Tê-la em contato com nossos colaboradores assistenciais foi fundamental para orientar quanto aos cuidados primordiais e de como lidar com esses sentimentos em um momento tão difícil na vida de nossos clientes, e até mesmo em nossa vida pessoal”, afirmou. “Foi muito rica a discussão sobre o tema, tanto que muitos de nossos colaboradores compartilharam vivências pessoais e tiraram dúvidas de como agir nestes momentos”, lembrou Sheylla.
Respeito, acolhimento e empatia foram algumas das palavras que Alexsandra destacou na sua fala para a equipe do hospital, ressaltando a importância de cada uma delas para o manejo de famílias enlutadas nos mais diversos casos. “Frente às orientações da profissional especialista em luto, nossa equipe está mais preparada para, além de enfrentar seus medos, suas dores, oferecer apoio aos nossos clientes e seus familiares nesse processo de luto, além de respeitar seus costumes e crenças”, ressaltou Sheylla.
Morada do Cuidado
O Morada da Paz oferece serviços de apoio ao luto que podem ser utilizados pelos clientes durante todo o ano inteiro e não apenas em datas comemorativas. Um dos projetos é o Chá da Saudade (http://bit.ly/chadasaudade), um grupo de escuta que realiza encontros uma vez por mês no qual os clientes e seus familiares, junto à psicóloga, podem dialogar sobre o luto e suas experiências.
Outra iniciativa é a plataforma Morada do Cuidado (www.moradadocuidado.com.br) que oferece apoio especializado em luto, com conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam com informações seguras sobre o tema elaborado por psicólogos e profissionais capacitados no assunto. O projeto, inclusive, recebeu menção honrosa no prêmio internacional Pursuit of Excellence Award 2023, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.
Imagens: Mateus de Paula
Fonte: Assessoria de Comunicação