A partir desta segunda-feira todos os que consomem mensalmente acima de 200 metros cúbicos de água em Natal terão um novo local quando precisarem falar com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Os chamados grandes consumidores, em geral condomínios, escolas, shoppings e hospitais, poderão resolver questões ligadas ao abastecimento de água na Avenida Capitão Mor Gouveia, 5186, no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal.
O prédio fica vizinho ao Instituto Metrópole Digital (IMD), na área do campus universitário. O horário de funcionamento será de 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.
Na semana que passou a Caern também fez um alerta sobre a necessidade de ficar atento ao uso da água no verão. De acordo com a empresa, no resto do ano, o consumo médio por dia fica em 150 litros por habitante. De dezembro a fevereiro, isso cresce 15%.
Para atenuar esse aumento, a Caern aconselha atenção às atividade de rotina e alguns cuidados básicos que podem ajudar na economia.
Confira dicas de economia para pequenos e grandes consumidores de água:
- Diminua o tempo do banho.
- Não deixe as torneiras abertas.
- Economize água nas tarefas domésticas.
- Preste atenção em pequenos vazamentos, não deixe torneiras pingando.
- Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada.
- Escove os dentes, faça a barba ou ensaboe o rosto com a torneira fechada.
- Quando lavar e enxaguar a louça ou roupa, utilizar apenas a água necessária.
- Use balde para lavar o carro, em vez da mangueira.
- Regue as plantas de manhã cedo ou cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.
- Se possível instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no vaso sanitário.
- No caso de descarga automática, evitar o acionamento demorado. A Caixa acoplada é mais econômica.
- Quando hospedado em um hotel, evite solicitar a troca diária de toalha e lençóis, evitando o consumo desnecessário de água e energia para lavá-los.
- Ao lavar roupas, use a máquina apenas quando estiver bem cheia. Nas máquinas mais novas é possível regular o nível da água de acordo com a quantidade roupa.
- Feche o chuveiro ao ensaboar o corpo durante o banho.
- A água de cozimento dos vegetais, depois que esfria, pode ser usada para uma sopa ou novos cozimentos ou até mesmo para regar plantas e jardins.
- Trate a água da piscina para não precisar trocá-la com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona quando fora uso para evitar a evaporação.
- Coloque sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneiras.
- Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para outras atividades.
- Observe sempre o funcionamento da boia da caixa d’água. Boia com defeito é água perdida pelo extravasor (ladrão).
Fonte: OP9/Caern
Imagem: reprodução/TV TEM