Há 150 anos nascia Alberto Santos Dumont, o homem que realizou o primeiro voo da história, tornando-se o pai da aviação. Em comemoração a essa data, a estação espacial Habitat Marte realiza a missão 150, entre os dias 20 e 25 de agosto, sediada no Rio Grande do Norte, em Caiçara do Rio do Vento.
A missão 150 faz parte do projeto de pesquisa em Tecnologias de Sustentabilidade no Semiárido, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFRN). Essa é a primeira missão na qual brasileiros estarão no controle, realizando as orientações.
Ao todo, cinco pessoas integram a missão: Mariam Ben Abroug, da Tunísia; Rodrigo Palmeira, Williane Câmara e Júlio Rezende, do Brasil; e Karin Brünnemann, da Itália. Durante o período da missão, Júlio, que é professor da UFRN e pesquisa o tema espaço e sustentabilidade, vai à Nasa (Flórida) para acompanhar o lançamento da missão Crew 7, da SpaceX, para a Estação Internacional Espacial. A colaboração do professor faz parte do programa Nasa Social.
Segundo Júlio, este é um marco para a estação Habitat Marte. “A missão mostra a constante melhoria dos protocolos da estação em cinco anos de operação”. A estimativa é de que o RN receba mais de dez nacionalidades para conhecer a estação nesse período.
Imagem: Júlio Rezende
Fonte: Agecom/UFRN