O projeto Habitat em Marte da UFRN abriu vagas para uma missão internacional, que vai acontecer entre os dias 20 e 25 de agosto. Estudantes de qualquer curso podem candidatar-se, o único requisito é ter domínio da língua inglesa. Os participantes não terão custos com a missão e receberão certificado de participação ao final das atividades. As inscrições vão até esta sexta-feira, 18, entrando em contato com o professor Julio Rezende, no telefone: (84) 99981 8160.
As atividades desenvolvidas durante a missão são relacionadas à operacionalização dos protocolos de uma estação espacial. Os protocolos serão explicados pela coordenação do Habitat Marte no início da missão.
Julio Rezende, professor do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN (DEP) e coordenador da estação espacial análoga Habitat Marte, explica que o projeto ajuda os estudantes a desenvolverem competências na área espacial e tem como objetivo a simulação de processos de um habitat autossustentável.
Habitat em Marte é uma estação de pesquisa em que são desenvolvidas simulações de experiência no planeta vermelho. Localizado no município de Caiçara do Rio do Vento, o Habitat ocupa uma estrutura de 56 m² dentro do Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (Nupecs).
Esta é a primeira estação de pesquisa do hemisfério sul com simulação de uma experiência em Marte. Entre os principais objetivos do projeto estão: estimular, apoiar e promover a educação espacial, a pesquisa sobre sustentabilidade em Marte e no semiárido, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, assim como a transformação de ideias em produtos no campo das engenharias.
Imagem: Anastácia Vaz
Fonte: Agecom/UFRN