Até o final de julho, estudantes da UFRN podem participar de uma pesquisa que busca entender a relação entre o uso de medicamentos para ansiedade e o perfil social e acadêmico de alunos da Universidade. A pesquisa pode ser respondida por este formulário.
O estudo Associação Entre o Uso de Psicotrópicos, Estresse, Ansiedade e o Perfil Sociodemográfico e Acadêmico de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação faz parte do trabalho de conclusão de curso de Maria Luíza Fernandes. A estudante é graduanda em enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), localizada no campus de Santa Cruz da UFRN. Maria Luíza decidiu abordar o tema após ouvir de alunos de graduação que o ensino superior os afeta psicologicamente de uma forma negativa, com muitos optando por utilizar medicamentos para a ansiedade sem recomendação médica.
O estudo busca entender a ansiedade e o estresse em alunos da UFRN e investigar se há uma relação entre o uso de medicamentos sem prescrição e o perfil sociodemográfico dos estudantes. Segundo o professor Bruno Dantas (Facisa/UFRN), pesquisador responsável pelo estudo, a ansiedade nas universidades não é muito estudada, por isso o projeto também visa dar atenção ao problema.
De acordo com o pesquisador, as universidades podem ajudar a remediar o quadro de ansiedade e estresse nos alunos por meio da realização e divulgação de ações de apoio psicoemocional. Para o professor, também é necessário repensar a carga de trabalhos e atividades imposta por professores e avaliar se a demanda beneficia ou desmotiva os estudantes.
Fonte: Agecom/UFRN