Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia, localizada em Macaíba, deflagraram a 6ª fase da “Operação Câncer Maligno”, que tem como objetivo apreender cigarros contrabandeados e prender membros de uma organização criminosa que distribuem material ilícito e nocivo à saúde na cidade de Macaíba e em todo o estado do RN. A ação foi deflagrada no conjunto Parque das Dunas, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. Um homem foi preso.
O trabalho investigativo permitiu apurar que um suspeito estaria utilizando um imóvel para estocar parte dos cigarros contrabandeados, além de outros ilícitos, como armas e drogas. Durante a investigação, também foi observado pela equipe que o imóvel utilizado pelo grupo pertence a um jovem que ficava responsável por proteger a carga, além de recepcionar os outros suspeitos que iam ao local pegar mercadorias e outros objetos que não foram observados. Ao ser abordado, um homem, de 20 anos, não esboçou reação e foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido, posse ilegal de munições de uso restrito e receptação.
Com o preso, foram apreendidos 28.650 pacotes de cigarros contrabandeados, divididos em 573 caixas. Também foram apreendidas nove armas de fogo, sendo três pistolas (uma delas já com registro de origem ilícita e as outras duas pertencentes a policiais militares do RN), três espingardas calibre 12 e três revólveres, além de munições de diversos calibres, inclusive calibre 5.56. Drogas do tipo maconha e crack, além de balanças de precisão, coletes balísticos da SENASP, algemas e granadas de uso restrito.
Todo o material apreendido irá subsidiar as investigações desenvolvidas por outras unidades da Polícia Civil. A operação também contou com o apoio do Instituto Técnico-CientÍfico de Perícia (ITEP), sendo a ocorrência apresentada na sede da Polícia Federal para formalização do procedimento.
“Operação Câncer Maligno”
O nome da operação remete aos males causados pelo consumo de cigarros, em especial aos que são contrabandeados e, por isso mesmo, não passam pelas fiscalizações dos órgãos nacionais, mas também reflete a atuação desses grupos criminosos que estão atuando cada vez com maior incidência e causando grandes e graves danos à população de bem, verdadeiros cânceres da nossa sociedade.
A Polícia Civil agradece o apoio que vem recebendo da população local e pede que continuem enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
Imagem: Polícia Civil
Fonte: PC/ASSECOM