Os servidores de municipais de Mossoró decidiram nesta segunda-feira 26 suspender a greve geral, porque a pauta da greve perdeu objeto com a aprovação de projetos de lei na Câmara Municipal que alteraram direitos das mais diversas categorias.
Há uma semana foi aprovado um indicativo de greve cuja a pauta era a retirada dos projetos que terminaram sendo aprovados no dia seguinte numa das mais tensas sessões dos últimos anos na Câmara Municipal de Mossoró.
A categoria decidiu por um ato público no próximo dia 30 em protesto contra a retirada de direitos. Também foi aprovada uma greve dos enfermeiros em defesa do piso nacional da categoria nos dias 29 e 30.
O funcionalismo havia decidido cruzar os braços em protesto contra um projeto de lei complementar enviado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para a Câmara Municipal que altera o Estatuto dos Servidores. Segundo os profissionais, o projeto retira direitos.
Entre outros pontos, o projeto, que agora vai à sanção de Allyson, reduz de seis para dois meses o tempo máximo para que servidores retirem licença remunerada por motivo de adoecimento em pessoa da família e dificulta a dispensa de servidores por motivo de atestado médico.
Outro ponto questionado por servidores um artigo que trata da definição de regras para o adicional por tempo de serviço. Sindicatos entendem que o projeto abre brecha para que alguns servidores percam o dinheiro. A prefeitura entende que não. Também há discussão sobre a remuneração de servidores readaptados.
Prefeitura de Mossoró assegura R$ 200 milhões para obras de infraestrutura
A Prefeitura de Mossoró assegurou R$ 200 milhões para investimento em obras de infraestrutura na cidade. O recurso está garantido em contrato pela Caixa Econômica Federal e contempla grandes obras do programa “Mossoró Realiza”.
Entre as principais obras a serem realizadas com os recursos estão pavimentação, construção de pontes, asfaltamento de ruas, adutoras, escolas e a construção do camelódromo no centro da cidade.
É importante destacar que a liberação do recurso foi aprovada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, e se deu em tempo recorde, sem o apontamento de nenhuma diligência a ser realizada pelo município.
Para o prefeito Allyson Bezerra, esse é um dos resultados do trabalho feito no âmbito da responsabilidade fiscal. “Todas as ações adotadas pela nossa gestão desde o início de 2021, como redução de gastos e pagamento de salário em dia durante todo o período, possibilitaram, hoje, de forma rápida, a liberação de recursos para realização de obras importantes e tão esperadas em Mossoró”, destacou.
Allyson anunciou que, nos próximos dias, será publicada no Diário Oficial de Mossoró a licitação para a construção do camelódromo. “Estamos há várias semanas trabalhando nos projetos e orçamento”, citou o prefeito.
Em reunião nesta quarta-feira 21, no Palácio da Resistência, Allyson agradeceu o apoio dos vereadores para a aprovação do projeto de lei do programa “Mossoró Realiza” na Câmara. “São vereadores que apoiaram investimentos para Mossoró. Recursos que serão usados em obras para benefício do nosso povo”, destacou o gestor municipal.
Prefeito de Mossoró apresenta Plano de Obras na sede do Crea-RN
A presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa, recebeu nesta segunda-feira 26, na sede do Crea-RN, o prefeito de Mossoró, o engenheiro Allyson Bezerra. O prefeito apresentou, durante a Sessão Plenária de nº 279, o Plano de Obras do município. O programa Mossoró Realiza investirá RS 200 milhões em obras na região. Um aquecimento necessário para toda cadeia produtiva da construção civil.
“Não existe lugar melhor para fazer essa divulgação que na Casa da Engenharia”, disse Allyson Bezerra. O Mossoró realiza é o programa estratégico de metas e investimentos da Prefeitura de Mossoró, um programa inovador para o município, uma vez que permite a participação popular nas escolhas dos projetos e planos a serem implementados na cidade.
Essas iniciativas englobam obras estruturantes para o município, tais como pavimentação de vias em piso intertravado, duplicação das pontes da Avenida Presidente Dutra, anel viário ligando as rodovias 110 e 304, asfaltamento de ruas, arborização, ciclovias, habitação urbana e rural, adutoras, escolas, UBS’s, atualização do Plano Diretor, entre outras ações.
Capa: José Aldenir
Fonte: Agora RN