A Galeria Conviv’art, do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), inaugura, no dia 11 de maio, às 18h, a exposição Rotas Esquecidas, da artista Regina Johas, coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (Deart/UFRN). A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, até o dia 1 de junho.
A galeria está localizada no anexo da Biblioteca Zila Mamede, no andar térreo. A visitação contará com mediadores que irão propiciar visitas guiadas conforme agendamento. A exposição tem curadoria de Ana Paola Ottoni e reúne videoinstalações e desenhos. Na ocasião, será lançado o fotolivro Barão e as Rotas Esquecidas de Ceará-Mirim, de autoria de Rigina Johas, livro que dialoga com as questões presentes nas obras da artista.
A artista explica que a exposição trata do abandono de um passado histórico: o da rota da cana-de-açúcar no Vale do Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. “Os antigos engenhos de açúcar, surgidos nessa região em meados do século XIX, constituíam na época um dos principais centros de produção de açúcar do Nordeste. Atualmente, encontram-se em ruínas alguns poucos vestígios dessa história. Uma parede aqui ou uma torre ali, deixam entrever esse passado”, conta Johas.
Johas esclarece que o fotolivro traz imagens das ruínas e também de um guia turístico local que se autodenomina “Barão”, fonte de informações sobre a rota de antigos engenhos. “Afrodescendente e usando vestes de um barão, ele discorre sobre a história da região e fala do acervo pessoal que vem organizando ao longo dos anos em vista da carência de arquivos e registros oficiais”, conclui.
Para mais informações e agendamentos, entrar em contato por meio do número (84) 3342-2267.
Imagens: Regina Johas
Fonte: Agecom/UFRN