Diante das incontáveis transformações digitais em todos os setores econômicos no mundo, o segmento de saúde é impactado, todos os dias, por novas tecnologias e, claro, tem se adaptado. Por isso, não é exagero dizer que 2023 é o ano das clínicas médicas.
Isso porque a chamada digitalização da saúde já não é mais o assunto atual e tem sido incentivada pela demanda que parte do chamado Paciente 5.0, ou seja, cada vez mais antenado, engajado e que faz questão de segurança, flexibilidade e novas tendências.
Segundo dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, apenas 17% das clínicas e hospitais ainda não oferecem nenhum serviço online aos pacientes. Além disso, o estudo indica que a agenda de papel é utilizada por 10% dos entrevistados e o Google Calendar, por exemplo, contempla 12% de usuários.
Por isso, se torna cada vez mais imperativo que clínicas e hospitais apostem em estudos, estratégias e ações para gerenciar sua reputação online e visibilidade. Vale lembrar que, no mundo atual, a reputação online de uma clínica médica é tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo.
Passar a levar cada vez mais em consideração as estratégias da reputação online é fundamental para a sobrevivência de um negócio de saúde. Isso porque, segundo pesquisas da Doctoralia, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet e 80% escolhem um especialista com base na avaliação de outros pacientes.
Existem cinco passos fundamentais para criar e manter uma boa reputação online. Confira:
- Esteja onde o paciente está: antes de gestores apostarem, cegamente, em alguma rede social, é preciso analisar, de forma cuidadosa, onde está o público-alvo e como ele consome informação. Portanto, vale um estudo minucioso e ir além do básico, afinal, os canais digitais não devem focar apenas na divulgação dos serviços e comunicação com os pacientes, mas também facilitar os agendamentos de consultas;
- Melhore, cada vez mais, a experiência: experiência é palavra de ordem para quem deseja se destacar em ambientes cada vez mais competitivos. Aqui vale o destaque que nesse segmento, a experiência do paciente nada mais é do que o conjunto de interações entre ele e a clínica e, quando bem aplicada, poderá entregar um aumento da rentabilidade; mais produtividade para a equipe de atendimento; comunicação próxima e eficaz; retenção de clientes; redução de prejuízos; e feedbacks mais frequentes e positivos;
- Incentive pesquisas de satisfação: na nova era, é mais do que necessário saber a opinião (sincera) dos pacientes. Portanto, médicos e gestores de clínicas e hospitais devem incentivar a participação e respostas em pesquisas de satisfação. Somente assim, eventuais erros poderão ser notados e rotas corrigidas;
- Elimine as dúvidas: gestores de saúde devem oferecer diversos canais de comunicação direto entre médico e paciente, sem que seja necessário o compartilhamento do telefone pessoal de especialistas. Dessa forma, a clínica consegue se aproximar dos pacientes, gerando credibilidade e estreitando os laços, além de evitar que eles saiam com mais dúvidas do que quando foram procurar por ajuda médica;
- Invista no marketing médico: por fim, aposte (tempo e budget) no conjunto de ações e estratégias que visam atrair, conquistar e fidelizar pacientes, por meio da construção de autoridade e fortalecimento da reputação no setor de saúde. Somente assim será possível obter um fortalecimento de autoridade no mercado.
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Fonte: Assessoria de Comunicação/Doctoralia