A Prefeitura de Parnamirim, por meio do Centro Especializado de Reabilitação (CER), realizou na manhã desta quarta-feira (26), um momento especial para familiares e pacientes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). A data é comemorada dia 2 de abril e tem como objetivo difundir informações, valorizar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades para o desenvolvimento dessas pessoas.
De acordo com Elizabeth Carrasco, secretária adjunta da Saúde, o CER é referência, no município, no tratamento da pessoa com Autismo. “Estamos cientes da nossa responsabilidade, es por este motivo buscamos sempre o melhor investimento para o atendimento dos nossos pacientes”, declarou.
De acordo Roberta Lamara, diretora-geral do CER, o evento teve como finalidade proporcionar às crianças e responsáveis um momento de inclusão social das pessoas com TEA. “Proporcionamos uma manhã com muita música, oficinas de artes, pintura e desenho, atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças”, explicou.
Sílvia Barreto, diretora administrativa, explicou que as oficinas lúdicas foram elaboradas por profissionais especializados. “Contamos com uma equipe multidisciplinar, preparada para o acompanhamento e direcionamento adequado para este público”, disse.
O CER atende pacientes na faixa etária entre 0 e 100 anos. No caso do Autismo, 90 % do público atendido é de crianças. O local conta com especialistas nas áreas da Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicopedagogia. A porta de entrada é através de encaminhamento feto pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de cada bairro.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
O Centro Especializado de Reabilitação (CER) funciona no bairro de Vida Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Imagens: Ana Amaral
Fonte: ASCOM/Parnamirim