O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), promoveu um curso sobre a filosofia lean healthcare no período de 7 a 9 de março. O treinamento Uso do Lean Healthcare na Melhoria dos Serviços de Saúde envolveu 70 profissionais dos seguintes setores: Superintendência, Gerência Administrativa, Gerência de Atenção à Saúde e Gerência de Ensino e Pesquisa.
Lean healthcare é um conjunto de métodos e ferramentas adotados na indústria que foram adaptados para a área da saúde. Com base na filosofia lean, o sistema de gestão tem como objetivo aumentar produtividade por meio da eliminação dos desperdícios.
Na perspectiva do gerente administrativo Mauro Hiroshi Horie, esse curso é apenas o início de uma nova cultura. “Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, a implementação do lean healthcare pode ser a chave para o sucesso do sistema de ensino da saúde. Por meio da redução do desperdício, da otimização dos processos e da melhoria contínua, podemos criar um ambiente de ensino e trabalho mais eficiente e produtivo, resultando em um cuidado de saúde mais eficaz e de qualidade superior para nossos pacientes”, explica.
Chefe da Unidade de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos, Daniel Fonseca do Nascimento elogiou a iniciativa. “O curso foi extremamente inspirador. O pensamento lean provoca em nós o desejo de nos tornarmos melhores a cada dia, mesmo que aos poucos, porém sempre, sem falar que nos dá coragem de nos desapegarmos de ideias antiquadas que não fazem mais sentido no ambiente de trabalho”, afirma.
Para Elaine Lira Medeiros, chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, a experiência foi enriquecedora. “A professora, que é da área de engenharia de produção, mostrou exemplos e simulações de melhorias na fabricação de produtos, nos estimulando a aplicar os conhecimentos obtidos na realidade do Huol”, relata.
A instrutora Sandra Rufino, professora associada no Departamento de Engenharia de Produção da UFRN, defende a incorporação do lean em todas as fases da instituição e não somente em momentos de crise. “Eu sempre digo que o lean é para a vida da organização, seja em período de baixa, seja em período de alta. A filosofia permite uma melhoria na gestão do conhecimento, aprimorando todos os seus processos. Ela trabalha com elementos mais simplificados, mais enxutos. Quando uma organização tem mais fluidez, ela está agregando mais valor”, explica Sandra.
Além de entregar valor para organização, a filosofia lean também permite mais satisfação para os públicos envolvidos. “Usuários do SUS e seus acompanhantes querem chegar e ser atendidos. É necessário acolher e cuidar do usuário no momento que ele chega. A filosofia prepara a organização para ter processos mais eficientes e fazer o que realmente importa de uma forma que todos os públicos — pacientes, profissionais, alunos e professores — estejam mais felizes”, declara a instrutora do curso.
Técnica Lean Healthcare
Com criação após a Segunda Guerra Mundial, as técnicas do lean healthcare são inspiradas na indústria automotiva. A filosofia é baseada na redução de desperdícios, como superprodução, tempo de espera, transporte, movimentação, excessos de processamento e inventário, entre outros aspectos. Para a área da saúde, essas técnicas são conhecidas como sistemas de produção enxuta e abrangem mudanças nos processos internos de instituições.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN