Inicia-se nesta sexta-feira, 11, às 19h, a 14ª edição da Campus Party Brasil (CPBR14), um dos maiores festivais que promove anualmente a difusão do conhecimento nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e ciência. Neste ano, o evento ocorre no Pavilhão de Exposições em São Paulo (SP) dos dias 11 a 15 de novembro com uma programação repleta de presenças ilustres, incluindo pesquisadores, especialistas, empresários e até influencers. Dentre estes, está a estudante da graduação em Engenharia Mecânica da UFRN e ex-presidente da equipe Potiguar Rocket Design, Luísa Santos, convidada para palestrar sobre o tema “A área aeroespacial e suas possibilidades” amanhã no início da tarde.
Bacharela em Ciências e Tecnologia também pela Universidade, Luísa Santos é atualmente pesquisadora do Space Generation Advisory Council, uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que visa representar estudantes universitários, jovens profissionais e ex-alunos da indústria espacial, onde atua na área de diversidade de gênero em seleções de astronautas no grupo DIVINAS. Além disso, é estagiária no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), operado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e colabora com pesquisas na Estação Espacial Análoga Habitat-Marte, um projeto de extensão da UFRN coordenado pelo professor Julio Rezende, que também estará presente na CPBR14. Até o momento, é a brasileira com mais missões análogas presenciais.
O chamado para comparecer à Campus Party Brasil veio por intermédio do professor Julio Rezende. Durante sua participação, Luísa pretende apresentar a área para os que ainda não a conhecem, expondo as possibilidades de trabalhar ou estudar a temática, mesmo com poucos recursos, através da divulgação científica e a tecnologia auto-sustentável, uma de suas linhas de pesquisas voltadas para o público jovem e feminino. De acordo com a estudante, seu papel é de grande importância devido ao aumento de pesquisas e explorações do espaço. “Em algum momento, podemos acabar até mesmo morando em outros planetas. Então, isso atinge não só o patamar mais simples da educação como até mesmo a economia e, às vezes, a cultura do mundo inteiro,” explica.
A palestra está prevista para começar às 13h e terá duração de 25 minutos. Luísa Santos convida todos que tenham curiosidade para participar, “Espero incentivar a próxima geração espacial.” Para mais informações, acesse o site da Campus Party ou visite o perfil da pesquisadora no Instagram.
Fonte: Agecom/UFRN