Facilitar o aprendizado dos alunos e trazer temas complexos da Engenharia Mecânica com linguagem acessível e próxima do cotidiano é o que busca a publicação Mecânica dos Fluidos – uma abordagem voltada ao ensino–aprendizagem para o nível superior, lançada recentemente pela Editora da UFRN (EDUFRN). De autoria da professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) Camila Pacelly, a obra está disponível gratuitamente para download.
A publicação aborda desde o comportamento de fluidos na condição estática até seu comportamento em movimento, de forma a cobrir todo o conteúdo da atual ementa da componente curricular de Mecânica dos Fluidos do curso de Ciências e Tecnologia da ECT. O livro serve ainda de base para os alunos de outras engenharias que cursam disciplinas mais avançadas sobre os assuntos abordados.
Segundo a autora, espera-se que a publicação seja transformadora em termos de comunicação em engenharia, mudando o formato no qual normalmente os acadêmicos expõem o conhecimento, com falas extensas nas quais os estudantes se perdem. “A grande diferença é a tentativa de comunicação com o leitor ao longo da obra”, explica. Este é o quinto livro publicado por Camila e, para ela, o mais importante deles, pois impacta diretamente no seu trabalho em sala de aula e na formação de futuros engenheiros do Rio Grande do Norte.
Sobre o processo de produção até a publicação final, a professora explica que tudo durou mais de um ano, devido ao trabalho minucioso de criação. “Editoração, ajuste, correção em imagens, concepção gráfica, checagem de citações, formatação de fórmulas, tudo isso é um trabalho que demora. Qualidade requer tempo. Eu poderia ter publicado o livro em outras editoras de processo mais rápido, mas a obra não seria tão bonita e certamente não alcançaria o respaldo que a EDUFRN traz para a publicação”, destaca.
Sobre a autora
Camila Pacelly Brandão de Araújo é graduada, mestre e doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é professora adjunta desde 2019. Atua na disciplina de Mecânica dos Fluidos para a graduação em Ciências e Tecnologia e na linha de pesquisa de Processos Químicos e Catálise, com ênfase em Nanomateriais Refratários e Reatores Heterogêneos, para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFRN.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN