Nesta sexta-feira, 26, no Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndense, deu início o projeto Entre Fatos e Fotos: a Cidade do Natal ao longo do século XX, ação de extensão direcionada a escolas de nível médio e bibliotecas públicas, coordenada pelo Departamento de Engenharia de Comunicações (DCO/UFRN) em conjunto com o Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFRN). A programação do evento conta, inicialmente, com uma palestra no dia da abertura, às 9h, seguida de uma exposição fotográfica até o dia 8 de setembro. O acesso é livre e inteiramente gratuito.
Na sequência, as atividades devem ocorrer também na Biblioteca Central Zila Mamede, da UFRN, de 12 de setembro a 20 de outubro, e na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, do dia 3 de novembro até o mês seguinte. Por fim, as exposições pretendem visitar ainda a Escola Estadual Myriam Coeli, mas, até o momento, as datas não foram confirmadas. Outras escolas que desejam sediar o evento ainda estão em negociação com a equipe organizadora.
Segundo o professor e coordenador do projeto de extensão, Fred Rossiter Pinheiro (DCO/UFRN), a proposta é adotar relatos leves e ilustrativos, como fotos antigas, que representem os acontecimentos mais marcantes ocorridos na capital durante o século passado, sendo voltado para estudantes concluintes e professores de escolas públicas, bem como aqueles que se interessarem pelo assunto. Além disso, a ação visa contribuir para a bagagem histórica e cultural dos alunos do ensino médio que sofrem devido à recente reforma educacional feita pelo governo, incluindo a eliminação do antigo vestibular.
O objetivo é trazer atividades pedagógicas para o ambiente escolar, despertando o interesse dos estudantes e do público geral pela história de Natal, além de ressaltar a importância da conservação da memória a partir da fotografia. Para isso, a temática abrange tópicos essenciais sobre o Rio Grande do Norte e o Brasil, como a instalação da eletricidade e da telefonia, a difusão do cinema e sua influência no comportamento da população, a evolução dos transportes públicos, a expansão urbana, a conquista do voto feminino, a Segunda Guerra Mundial e o levante comunista de 1935. Também considera temas de importância local, como a chegada do rock, a Ribeira como local de convergência, o futebol no estádio Juvenal Lamartine e a recepção dos primeiros voos transatlânticos no Rio Potengi.
A equipe condutora é composta ainda pelo professor Gutembergue Soares da Silva (DCO), os doutorandos em História Thainá Morais, Giovanni Bentes Filho e Karine Lopes, o discente Lucas Ribeiro Pinheiro, do curso de Comunicação Social da UFRN, o professor aposentado da UFRN Carlos Sizenando e o orientador do projeto, Raimundo Arraes, do Departamento de História (HIST/UFRN). Cabe ainda mencionar a coordenadora pedagógica e o diretor do Colégio Atheneu, que se disponibilizaram a receber as exposições: Angélica Patrícia Gomes e Magno Bezerra. Ailton Medeiros, coordenador da Biblioteca Câmara Cascudo, e Luciano Capistrano, professor da Escola Myriam Coeli, também apoiaram a iniciativa.
Além das instituições citadas anteriormente, o projeto pode ser prolongado e alcançar outros locais, desde que os responsáveis combinem antecipadamente os detalhes com os organizadores. Para mais informações, basta entrar em contato com o coordenador, Fred Rossiter Pinheiro, pelo email: [email protected].
Fonte: Agecom/UFRN