Passagem pode ser pequena em seu território, mas agrega grandes talentos no esporte. Ao final da rua João Ferreira de Lima, no pequeno município do Agreste Potiguar, a Escola Municipal Jarbas Passarinho participa da formação de 30 estudantes que integram equipes em modalidades como atletismo, futebol e futsal. Nesse espaço que vibra com a energia de alunos que vão desde o 1º ano dos anos iniciais ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), o Trilhas Potiguares 2022 chegou para fortalecer, entre outros aspectos, o olhar sobre o esporte já latente na cidade.
Na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, as atividades do programa foram marcadas pela empolgação, os olhares curiosos e o engajamento de uma turma de 25 alunos do 4º ano da escola. A modalidade escolhida para trabalhar com os pequenos foi o Trickline, uma das subdivisões do Slackline, que busca estimular o equilíbrio e a concentração por meio de caminhadas na fita com manobras estáticas. Tiago, um dos estudantes que ministraram a atividade, cursa o 8º período de Educação Física e explica que um dos fatores que influenciaram na escolha do esporte, além dos benefícios cognitivos, foi seu baixo risco para a segurança dos pequenos.
Segundo ele, apesar da falta de infraestrutura da escola, é possível se adaptar e concretizar ações como o slackline, seja em espaços abertos ou mais fechados. E, de fato, não faltaram esforços para alegrar a tarde dos pequenos. Uma vez iniciada a atividade na fita, os alunos se organizaram em uma fila ansiosos pelo seu momento na brincadeira. Perguntas como “Essa brincadeira é de quê?” e “agora é minha vez?” também não faltaram. Verônica Barreto, professora da turma, percebe no trabalho ligado aos esportes a oportunidade de agregar conhecimentos para além da sala de aula. “Como é uma turma em processo de alfabetização, essa parte lúdica é de suma importância para a aprendizagem deles. Quando você leva algo lúdico, a aprendizagem é mais significativa”, reforça.
As oportunidades geradas pela chegada do Trilhas Potiguares também são contempladas pela visão de Jailza Suécia Silva de Lima, diretora da Escola Municipal Jarbas Passarinho, para quem a expectativa é de que o programa some novos aprendizados ao corpo estudantil. “Eles (alunos) estão com esse desejo de saber realmente o que o Trilhas Potiguares tem para oferecer. Estão bem ansiosos com a participação da equipe aqui na escola”, relata.
Assim como a pedagoga Verônica Barreto, o professor João Costa, coordenador esportivo da instituição, percebe inúmeros benefícios acompanhados pelo esporte. Ele argumenta que uma vez participando de modalidades esportivas, os estudantes se tornam mais dedicados, responsáveis, melhoram a concentração e criam hábitos mais saudáveis como dormir cedo. Atualmente, 12 alunos estão nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) e oito atletas de sua equipe disputam o Jerninhos, ambos os grupos no futsal, além de três alunos na modalidade de atletismo que estão disputando os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (Juverns).
Dentre o grupo de estudantes que disputam o Jerns, está Ítalo Emanuel. Aos 15 anos, o estudante do 8º ano da Jarbas Passarinho explica que começou a praticar futsal em 2020 e notou que essa prática trouxe algumas mudanças em sua vida, tais como mais agilidade e eficiência. O jovem atleta, que se inspira no jogador Neymar, também pratica outras modalidades esportivas e lança olhares para seu futuro. “Quero continuar no esporte. Gosto muito de futsal e também pratico vôlei e futebol. Mais para frente, acho que vou seguir como atleta”, relata.
Terezinha Silvestre de Lima, natural de Passagem, atua como coordenadora administrativa na Jarbas Passarinho e defende que cada aluno que passa no Trilhas Potiguares deixa seu legado. Uma vez imersos no município, conta, são muitos os aprendizados somados à comunidade. Na edição 2022, participam 13 alunos distribuídos em cursos como Pedagogia, Teatro e Educação Física, além de duas coordenadoras. Fora do campo esportivo, as ações trazem foco na capacitação de profissionais e meio ambiente.
Fonte: Agecom/UFRN