Convertendo perdas em ganhos
Quando tomamos dano, nossa barra de vida diminui em duas cores: branco e vermelho. O vermelho é fatal, já o branco pode ser recuperado, caso as investidas inimigas cessem e nós dominemos a tomada de ações. Os golpes especiais esgotam rapidamente nossa barra de MP e isso pode interromper um combo e nos deixar vulneráveis, e é aí que entra a conversão. Com apenas um comando – e bastante confiança de que iremos botar nosso oponente para dormir -, podemos sacrificar a parte branca da barra para preencher a barra de MP e assim continuar uma série de ataques que pode se tornar fatal.
Os combos também são bastante criativos, mesmo que estruturalmente similares de início. Cada um mostra uma variedade interessante, que não se atém somente às características de luta. Um exemplo: Ranger, por mais que seja um personagem de projéteis e combate à distância, dispõe de recursos que o tornam um perigo de perto também. Grappler e Striker, por outro lado, que são golpeadores de proximidade, também não deixam a desejar de longe, com investidas carregadas.
Dá para se ter uma boa noção disso pelos desafios de combos e missões de cada personagem. Para todos há uma lista de oito combinações que farão o jogador aprender muito bem como utilizar cada habilidade do seu preferido. Já as missões são as mesmas para todos, porém, as características de cada um farão com que elas sejam concluídas de maneira diferente.
Básico e seguro… até demais!
Para o offline, temos os tradicionalíssimos Arcade, Story e Survival, além do Tutorial, onde estão incluídas as missões citadas anteriormente, e uma Galeria. Sem sombra de dúvidas, o Story é o mais fraco de todos. Nele, escolhemos qualquer um dos 15 personagens e passamos por nove capítulos de uma narrativa xoxa, que mesmo com interações diferentes entre cada um deles, tem o mesmo início e o mesmo desfecho.
Por outro lado, o Survival consegue ser bem instigante. Estão disponíveis três níveis, com um número fechado de batalhas: 15, 30 e 100. O esquema clássico foi mantido, mas o diferencial é que temos à disposição itens que podem recuperar nosso HP, aumentar nossa força ou melhorar a defesa. Entretanto, só é possível comprar um por vez e eles vão ficando mais caros. Pode parecer bobagem, mas pelo menos é um lampejo que faz uma conexão com as raízes de RPG da fonte original.
As lutas online não trazem muitas novidades fora do que foi visto nos testes beta, além da melhora considerável nas conexões em lobby. Sem contar que agora sim dá para achar a sala de um amigo sem grandes dores de cabeça. Há também opções para lutas diretas casuais e partidas ranqueadas. Entretanto, não faria mal implementar a possibilidade de duelos entre os jogadores de PS4/PS5 e PC no meio das melhorias feitas.
Inclusive, além de ilustrações, vozes de anúncio fora das lutas, avatares online, ícones e músicas têm que ser comprados. Nem mesmo as ilustrações que aparecem no meio do modo Story escaparam e têm que ser adquiridas com ouro mesmo após serem desbloqueadas.
Dentro das expectativas, mas nada além disso
Prós
- Excelente jogabilidade;
- Comando de conversão pode virar partidas de maneira dinâmica;
- Estilo visual bem feito;
- Bom desempenho das partidas em rede;
- Itens do modo Survival tornam ele mais divertido.
Contras
- O modo Story é cansativo;
- Muito grinding para comprar os itens da galeria;
- Pouco a oferecer offline;
- Não possui crossplay.
DNF Duel — PC/PS4/PS5 — Nota: 8.0Versão utilizada para análise: PS4
Análise feita por Carlos França Jr.
Fonte: GameBlast