Jair Messias Bolsonaro toma posse nesta terça-feira 1º como novo presidente do Brasil, em cerimônia que se inicia a partir das 14h45, com o cortejo que levará ele e o vice-presidente eleito Hamilton Mourão à solenidade no Congresso Nacional. A ascensão de Bolsonaro ao cargo ocorre sob um forte sistema de segurança – mais de 10.000 agentes, entre Forças Armadas, polícias e setor de inteligência, atuarão no evento. A expectativa é que a passagem da faixa presidencial, do presidente Michel Temer (MDB) para o novo ocupante do Planalto, ocorra sob a vista de um público estimado entre 250.000 e 500.000 pessoas.
Acompanhe o dia da posse de Bolsonaro em Brasília:
Emergência em Brasília
No Blog do Noblat – Nem o golpe de 64 pôs nas ruas de Brasília tantos militares e agentes de segurança quanto a posse do capitão marcada para logo mais. Na vida real desde o último fim de semana, Brasília vive uma espécie de Estado de Emergência sem que a medida tenha sido oficialmente decretada.
Primeira fila
Funcionários do cerimonial fazem agora os últimos ajustes no salão nobre do Palácio do Planalto para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Na primeira fila, os lugares foram reservados para a futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e para os presidentes dos outros poderes. Em uma outra área, oito cadeiras foram destacadas para os governadores recém-empossados que irão a Brasília para assistir à cerimônia, entre eles os de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).
Por Gabriel Castro
Ao vivo do Congresso Nacional: a expectativa para a posse
https://www.facebook.com/Veja/videos/1224916484340576/
Esquema de segurança inédito
O esquema de segurança para a posse desta terça-feira é o maior já organizado para a transmissão do cargo de presidente da República. Mais de 10.000 agentes, incluindo Forças Armadas, polícias e setor inteligência, atuarão na posse. A parte ostensiva da segurança terá cerca de 4.600 homens do Exército, 200 da Marinha, 200 da Aeronáutica, 4.700 policiais militares, incluindo cavalaria e cães farejadores, e os 46 policiais federais que não sairão de perto de Bolsonaro. Outros 300 policiais civis do Distrito Federal e agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estarão infiltrados em meio à multidão. No teto do Planalto, ficarão posicionados atiradores de elite.
Cronograma
14h45 – Cortejo sai da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional
15h00 – Cerimônia de posse no Congresso
16h10 – Execução do hino, salva de tiros e revista de tropas na rampa do Congresso
16h25 – Cortejo do Congresso para o Palácio do Planalto
16h40 – Recebimento da faixa presidencial e pronunciamento oficial
17h00 – Cumprimentos de chefes de governo
17h30 – Cerimônia de nomeação de ministros
18h15 – Fotografia oficial
18h45 – Cortejo para o Itamaraty
19h00 – Recepção
As etapas da posse
A posse do presidente eleito Jair Bolsonaro será uma cerimônia composta por diversos eventos e formalidades, com uma duração total prevista de cerca de seis horas. A primeira etapa é as 14h45, com um cortejo que partirá da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional. A última, das 19h às 21h, é uma recepção que o presidente e a futura primeira-dama Michelle Bolsonaro oferecerão a representantes de governos estrangeiros no Palácio do Itamaraty. Entenda as etapas da posse do novo presidente.
Crédito da Foto: Veja/Reprodução e Ricardo Moraes/Reuters
Fonte: https://veja.abril.com.br