O projeto PET Escola, Conhecimento e Aprendizado (PETECA), desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (PETEE), retornou às atividades nesta última semana. Idealizada para alcançar crianças de escolas públicas, a iniciativa dos graduandos visa levar conhecimentos da engenharia elétrica de forma lúdica para alunos do ensino fundamental. Com palestras, oficinas e experiências práticas, o projeto busca despertar a criatividade e o interesse das crianças pelas Ciências Exatas e Tecnológicas.
Após a realização das atividades de forma remota desde 2020, o PETECA voltou a visitar as escolas presencialmente, como era feito antes do período de isolamento social. O projeto nasceu em 2018, a partir da ideia de auxiliar no desenvolvimento de uma visão mais divertida sobre conceitos de tecnologia vinculados às disciplinas de física, matemática e eletrônica, utilizando da montagem de brinquedos e materiais do cotidiano para conquistar a atenção dos estudantes. Antes dessa prática, os membros iniciam a apresentação com um momento de explicação dos conteúdos por meio de slides e vídeos.
Desde o surgimento, a iniciativa tem preferência por escolas públicas, as quais são contactadas para agendar a visita, como explica Rafael Dantas Gomes, coordenador do projeto PETECA. Ele compartilha que todas as experiências são muito marcantes, principalmente a que realizaram na Escola Estadual Rômulo Wanderley, na sexta-feira, 11 de março. “Foi ela a primeira escola a ser visitada após o período em que as atividades aconteciam somente de forma virtual”, destaca.
O coordenador lembra como as crianças reagem aos novos conhecimentos passados nas oficinas. “Elas ficaram bem entusiasmadas, algumas responderam que conhecem engenheiros, que gostariam de seguir nesta área”, revela. A influência do projeto vai ainda mais longe, propondo que as aulas sejam mais dinâmicas e tenham um momento de aprendizagem mais participativo saindo da rotina expositiva, como defende Rafael.
Matheus Andrade, membro do projeto PETECA e graduando em Engenharia Elétrica, conta que apesar de ter entrado recentemente, percebe que os alunos são muito participativos e sempre levam relatos pessoais e questionamentos, e a equipe do projeto explica como eles acontecem. “Como os raios se formam e como o ar-condicionado funciona, por exemplo”, relembra. Com o sentimento gratificante sempre presente, ele relata que algumas crianças até fizeram planos de seguir seu caminho, variando entre as áreas de mecânica, mecatrônica e robótica, muitos até cogitando explorar o setor como um hobby.
Para fazer parte do projeto é necessário já ser do PETEE e passar por um processo seletivo com entrevista, dinâmica e prova teórica. O PET de Engenharia Elétrica tem outros projetos além do PETECA, a equipe promove workshops, apoio pedagógico, curso de introdução às áreas tecnológicas, videoaulas e iniciativas como o LuzA.
O projeto vai estar em mais duas escolas esta semana, a Escola Municipal Unidade III Antônio Rogério Macedo, no município de Sítio Novo, nesta terça-feira, 15, e Escola Pedro Severino Bezerra, em Santa Cruz, na quinta-feira, 17. Para mais informações dos variados projetos, o PETEE está ativo nas redes sociais.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN