Buscando o fortalecimento da indústria salineira do Rio Grande do Norte e preocupado com o futuro dos servidores do Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB), no Oeste potiguar, o deputado Souza (PSB) esteve reunido nesta segunda-feira (07), com o Diretor-Presidente Substituto da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Coronel Ulisses Danilo Silva Almeida.
Na oportunidade, o parlamentar buscou informações referentes a destinação dos trabalhadores do Porto-Ilha, conforme discutido em audiência pública realizada ano passado pelo seu mandato. O TERSAB foi arrendado no dia 05 de novembro de 2021, ao Consórcio Intersal, formado pelas empresas Intermarítima e Salinor.
O Coronel Ulisses informou ao deputado os detalhes das tratativas em curso sobre o PDVE que passou por ampla discussão com os empregados e é uma das opções que a empresa oferece para os empregados, além da alocação para os portos de Natal e Maceió ou cessão a órgãos públicos federais. Na oportunidade o presidente informou que até a primeira quinzena de fevereiro irá a Areia Branca avançar nesse diálogo.
“Nós vamos discutir individualmente com cada empregado as alternativas de aproveitamento e oferecer as possibilidades, além do interesse do consorcio absorver parte da mão de obra”, afirmou o Diretor-Presidente Substituto da CODERN, Ulisses Danilo Silva Almeida.
Na ocasião, Souza se comprometeu a interagir com os órgãos que possam receber os funcionários através de cessão. Inclusive a empresa já tem enviado correspondência a alguns órgãos federais.
34% de crescimento em janeiro de 2022
O Terminal Salineiro de Areia Branca teve um aumento considerável de 34,35% na movimentação de cargas, quando 221.374 toneladas de sal foram embarcadas no primeiro mês de 2022. Em janeiro do ano passado a quantidade de sal que saiu pelo Porto Ilha foi de 164.775 toneladas.
Dados gerais do Terminal Salineiro de Areia Branca
Janeiro de 2022: 221.374 toneladas
Janeiro de 2021: 164.775 toneladas
O sal movimentado no Porto-Ilha tem como principais destinos o mercado internacional e as indústrias de cloro brasileiras.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do país e, nesta liderança, o Terminal Salineiro de Areia Branca tem grande destaque por escoar a produção do Estado.
Crédito da Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação