O ex-vereador de Natal Ney Lopes Júnior morreu nesta terça-feira (30) aos 47 anos de idade. Ele foi encontrado sem vida em casa pelos familiares.
Advogado e jornalista, Ney Lopes Júnior mostrou interesse na política desde jovem. Em 2008, ocupou seu primeiro cargo público, quando foi eleito vereador de Natal com 5.820 votos.
Neste período, foi vice-presidente da Câmara Municipal e assumiu temporariamente como prefeito de Natal em dezembro de 2012 após o afastamento da prefeita Micarla de Sousa e a renúncia ao cargo do vice Paulinho Freire e do presidente da CMN, Edivan Martins.
Candidato em 2012, não conseguiu a reeleição, voltando à Câmara Municipal de Natal nas eleições de 2016 após receber 3.197 votos. Ele ficou até o fim do mandato, em 2020.
Vida e carreira
Nascido em Natal/RN, Ney Lopes Júnior dirigiu o Procon/RN e integrou o Procon Municipal de Natal. Foi assessor legislativo do Congresso Nacional. Era pós-graduado em Direito Econômico pela American University, de Washington DC., onde residiu. Estagiou no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre políticas urbanas. Exerceu mandatos constitucionais de vereador em Natal, quando, entre outras funções, presidiu a Câmara Municipal de Natal, a Comissão de Justiça e a Comissão de estudos sobre o Plano Diretor da cidade. Exerceu, por determinação legal, o cargo de prefeito de Natal.
Ney é filho do ex-deputado federal (por seis mandatos), procurador federal e professor de direito constitucional da UFRN Ney Lopes de Souza e da professora Abigail de Andrade Souza.
Ele fundou a juventude do DEM (antigo PFL), como secretário geral nacional e presidente no Rio Grande do Norte.
Como jornalista, apresentou o programas de rádio e TV, como o “Conversando com Ney Lopes Jr.”, por oito anos, o “Procure seus Direitos”, por 6 anos, e o programa “De Olho na Cidade”. O foco da atividade jornalística sempre foi prestação de serviços à comunidade, informações e esclarecimentos jurídicos.
Velório e cremação serão realizados no Morada da Paz Emaús
O velório do ex-vereador Ney Lopes Jr acontece a partir das 12h desta quarta-feira (1º) com cerimônia de cremação marcada para as 18h, ambos no cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús.
Para homenagear o advogado, jornalista e político, proporcionando um espaço de envio de mensagens e orações, o Morada da Paz disponibilizou uma página exclusiva na plataforma Morada da Memória, que pode ser acessada neste endereço.
Imagem: Elípio Júnior
Fonte: G1 RN