A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) enviou ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) nessa sexta-feira, 5 de novembro, reiterando a necessidade do restabelecimento da linha do circular. O documento reforça ainda a demanda do serviço em virtude das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que serão aplicadas neste domingo, 14 de novembro.
Cerca de 1.300 estudantes da UFRN realizarão as provas, bem como 200 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), além de discentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e de instituições privadas. O documento ressalta também, que nos dias 21 e 28 de novembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Circular
A linha circular faz parte do sistema de transporte público de Natal. Contudo, o serviço continua suspenso, o que vem causando prejuízos ao desempenho das atividades da instituição de ensino. Como a Universidade não tem competência legal para operar no serviço de transporte público, desde o início do ano, representantes da UFRN vêm se reunindo com os órgãos legalmente responsáveis pelo serviço – Prefeitura do Natal e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) -, bem como com órgãos do Poder Judiciário, para verificar os procedimentos jurídicos possíveis – Procuradoria Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do RN, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN