Após a divulgação do relatório do CREA-RN, que constatou corrosão nas estruturas de cobertura dos estádios Arena das Dunas e Frasqueirão, os gestores das praças esportivas asseguraram que os reparos serão concluídos. O Alvinegro, que teve parte do módulo 1 do seu estádio interditado ainda irá começar os serviços. Na Arena, os trabalhos já haviam sido iniciados antes mesmo da visita do Conselho de Engenharia e Arquitetura. Os dois locais estão reservados para jogos na primeira rodada do Campeonato Potiguar, marcada para o próximo dia 9 de janeiro.
Segundo o CREA, no Frasqueirão, os engenheiros sugeriram que os tirantes (barras metálicas) sejam substituídos e parte dos perfis da estrutura que sustentam a cobertura. De acordo com o ABC, que distribuiu nota oficial: O clube “já está trabalhando na resolução do problema relacionado à cobertura do Estádio Frasqueirão. Uma empresa já está sendo contratada para fazer a manutenção e deve começar imediatamente. O ABC FC ressalta que é um problema que já estava sendo visto, antes mesmo da vistoria do CREA/RN. De forma informal, o órgão elogiou bastante a estrutura física do clube e pediu um cuidado redobrado com a estrutura metálica. Aproveitamos também para esclarecer que apenas uma área do Módulo 1 do estádio foi isolada, que é a que fica abaixo da cobertura metálica. No mais, o estádio não está interditado. A previsão é de que até o dia 9 de Janeiro o problema esteja solucionado, quando o ABC fará a sua estreia no Campeonato Potiguar 2019, no próprio estádio”.
O Módulo 1 do estádio Frasqueirão, recebe as cadeiras cativas, os camarotes e as cabines de imprensa do estádio. A área destinada para a torcida do ABC, que é a área das cadeiras, tem 2.888 lugares. Além destes, tem mais 1.400 lugares que são destinados para a torcida visitante, área que fica atrás do banco de reservas do visitante e que não tem cadeiras.
A Arena das Dunas, que também foi fiscalizada por motivos semelhantes (desgaste na estrutura de cobertura decorrente do efeito da ferrugem), também explicou, através de nota, que está tomando providências na praça esportiva.
“Recebemos na semana passada uma visita do CREA, que constatou que a empresa contratada para realizar a manutenção corretiva e preventiva em nossa estrutura metálica, está apta a realizar o serviço. Por estarmos situados em uma área litorânea, onde a incidência do vento, água e salitre é muito forte, a manutenção dessas áreas é constante. Por receber frontalmente o vento originado do mar, a face leste é a mais exposta a esse tipo de manejo”, escreveu Arthur Moraes, Gerente de Facilities e Operações da Arena das Dunas.
Ao contrário do Frasqueirão, a Arena não teve a recomendação de interdição em nenhum de seus pontos.
América
Na Arena América, o Diretor de Patrimônio, Francisco Sobrinho, acompanhou a visita e apresentou todos os documentos que comprovam a legalidade da obra e suas devidas ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) perante o conselho.
Sem pendências ou qualquer impedimento, as obras seguem a todo vapor para que o estádio alvirrubro tenha sua primeira fase entregue no início de 2019.
Amistoso ABC
O jogo treino de hoje do ABC contra a Seleção de São José do Mipibu será realizado no CT Alberi Ferreira de Matos. A direção do clube decidiu abrir os portões para o torcedor abecedista. Os trabalhos deverão ser iniciados às 15h30.
De acordo com o técnico do Alvinegro, Ranielle Ribeiro, todos do elenco serão testados na partida. Um time entrará em campo nos primeiros 45 minutos e outro jogará os 45 minutos finais de jogo.
Fonte: Tribuna do Norte
Imagem: