A Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar de Souza, realiza durante toda esta quinta-feira (27), a II Mostra Cultural e Científica “Diversidade: o caminho para (trans) formação social na realidade brasileira”. A unidade de ensino tem 1.084 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de oferecer a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A coordenadora pedagógica, professora Ana Karla Siqueira, destacou o objetivo do evento. “Nossa proposta é promover a integração da escola juntamente com os alunos, permeando o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de habilidades científicas e da pesquisa. Também abordamos questões culturais, de lazer e da arte em uma proposta interdisciplinar”.
“A importância dessa mostra cultural é apresentar nossa cultura para outras pessoas. Estamos falando do clima e da vegetação do Nordeste. Muita gente pensa que o NE é apenas seca. Porém, temos praias, florestas e uma cultura muito bonita. Estamos apresentando novos conhecimentos”, destaca Beatriz Rocha de Macedo, de 14 anos e aluna do 8º ano do Ensino Fundamental. A estudante conta ainda que participar da mostra fez com que trabalhasse calma e tranquilidade para apresentar todo o conteúdo ao público.
Com outro tema pesquisado, o aluno Eduardo Neves de Oliveira, de 14 anos, e matriculado no 7° ano do Ensino Fundamental, falou da importância do respeito e da tolerância. “Eu aprendi que nunca se deve ficar calado diante de um ato de violência. Devemos denunciar. Eu pesquisei sobre diversidade”.
A cuidadora Ana Lúcia de Morais foi acompanhar a mostra junto da filha que é estudante da escola. “É muito importante ver a minha filha participar da sua primeira mostra. É o primeiro ano dela como aluna daqui. Eu não tenho o que reclamar da escola. Aqui é muito bom para ela, pois a escola tem muito cuidado com os adolescentes. Eles são orientados”.
Para a filha de Ana Morais, a estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Graziele Ane de Morais dos Santos, de 12 anos, a mostra cultural trouxe novas descobertas. “Eu aprendi várias coisas. Eu pesquisei sobre o Carnaval, e não sabia que a festa tem uma origem muito antiga”.
Foto: Manoel Barbosa
Fonte: Prefeitura de Natal