A Prefeitura do Natal promove nesta sexta-feira (28), às 18 horas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a solenidade de posse dos gestores (administrativo-financeiro e pedagógico) das 146 unidades da Rede Municipal de Ensino. A posse vai ser conduzida pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva. Irão assinar o termo de posse os gestores eleitos por meio de eleição direta, além dos indicados para as unidades onde não houve a inscrição de nenhuma chapa na disputa eleitoral. O mandato é de três anos.
A eleição direta ocorre na Rede Municipal de Ensino do Natal desde 1987, sem interrupções, e, a partir de 2015, através da Lei Complementar nº 147/2015, foram incluídos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), resultando na participação de todas as unidades de ensino no processo de escolha dos seus representantes.
A chefe do Departamento de Gestão Escolar da Secretaria de Municipal de Educação, professora Maria Luciene Urbano de Barros, destacou o pioneirismo da Cidade do Natal no processo de gestão escolar e nas inovações no campo da gestão democrática. “Natal tem um diferencial das outras Capitais dos Estados do Brasil, pelo seu modelo de gestão. Temos uma direção compartilhada, com um diretor administrativo-financeiro e um diretor pedagógico. E isso veio na perspectiva de avançar nos processos de melhoria da qualidade do ensino”.
Das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, somente nove não realizaram a eleição, devido à falta de formação de chapa eleitoral, no que resultou na indicação, por parte da Prefeitura Municipal, dos gestores administrativo-financeiro e pedagógico. Já nas 137 unidades que tiveram o pleito, apenas 19 formaram duas chapas eleitorais, enquanto as demais permaneceram com chapa única.
Foto: SME
Fonte: Prefeitura de Natal