O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) passou a contar a partir desta terça-feira (03) com um novo tomógrafo para auxiliar na realização de exames de imagem. Referência do Rio Grande do Norte em doenças infecto-contagiosas e toxicológicas e no enfrentamento à covid-19, o hospital está localizado na Zona Oeste de Natal. O equipamento foi entregue oficialmente hoje pela governadora Fátima Bezerra que, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, visitou as instalações na unidade hospitalar.
Com um investimento superior ao R$ 1,8 milhão, o tomógrafo representa um ganho na capacidade da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte em atender com celeridade à demanda de diagnósticos, em especial na Região Metropolitana de Natal. A previsão da Sesap é de que o equipamento possa realizar até 700 exames por mês, otimizando o tempo de internação, evitando o deslocamento de pacientes e dando mais efetividade ao tratamento hospitalar.
“Inaugurar esse tomógrafo é também um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que tantas vidas salvam aqui no Giselda. O primeiro caso confirmado por covid-19 veio para cá e o trabalho desenvolvido colocou o hospital com um percentual de óbitos abaixo da média. Isso reflete a dedicação de toda equipe.”
Fátima Bezerra
O tomógrafo do HGT é o terceiro instalado pelo Governo na rede de saúde do RN em pouco mais de um ano. Junta-se aos equipamentos de Caicó, em funcionamento desde junho de 2020, e Pau dos Ferros, inaugurado em fevereiro deste ano junto com um centro de imagem completo, ampliando a política de regionalização da saúde pública no estado.
Além dos pacientes do HGT, o tomógrafo deverá servir a unidades como o Hospital João Machado, que foi ampliado e transformado pelo Governo ao longo deste período de pandemia, tornando-se uma das maiores UTIs públicas do RN.
Para Sávio Bezerra, diretor administrativo do Giselda, a inauguração é uma iniciativa histórica. “E o maior marco é para os usuários do SUS. Agradecemos a todos que estão envolvidos nesse momento e seguimos de coração aberto agradecidos por salvar mais vidas”, relatou.
A entrega do investimento à comunidade foi saudada pela representação da categoria médica. “Acompanhamos a dificuldade de se ter um diagnóstico. E hoje, esse movimento é gratificante para nosso estado, para esse hospital tão importante para a população”, comentou Marco Jácome, presidente do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern).
A visita ao local de instalação do equipamento também foi acompanhada pelos representantes dos conselhos Estadual de Saúde (CES) e das Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), além da equipe técnica e de gestão da Sesap.
Imagens: Elisa Elsie
Fonte: Assecom/RN