Nesta quarta-feira (14), o deputado Souza Neto (PSB) participou ao lado da Governadora Fátima Bezerra da apresentação dos estudos para implementação do Polo Cloroquímico no Estado, que abrangerá a região da Costa Branca com foco nos municípios de Mossoró, Macau, Guamaré e Porto do Mangue. A proposta foi idealizada pelo economista e consultor do Conselho Regional de Economia, Carlos Alberto Duarte Gomes, que fez a explanação no auditório da Governadoria, em Natal.
De acordo com a proposta, os municípios de Mossoró, Macau, Guamaré e Porto do Mangue viriam abrigar investimentos privados e instalações industriais para aproveitamento dos recursos naturais da região — sal e águas mães, minérios e petróleo —, em sete núcleos de produção: soda/cloro, magnésio, bromo, barrilha, ração mineral, fertilizantes, petroquímica.
O projeto necessita de uma alternativa de modal ferroviário para transportes acessando os municípios de Areia Branca – Mossoró – Açu – Jucurutu (jazidas de minério de ferro) – Afonso Bezerra – Macau – Guamaré – Natal – São Gonçalo do Amarante, tendo como atracador o Porto do Mangue.
O projeto do Polo Cloroquímico já foi encaminhado para os Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Integração e Ministério da Fazenda. O MDR enviou um representante a Mossoró, o relatório que contempla as outras cidades foi atualizado e segue para Brasília.
Crédito das Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação