América e Globo repetem neste domingo, 2, às 16h, na Arena das Dunas, a mesma situação de 2016, quando também fizeram a final do 1º turno do Estadual daquele ano. Naquela oportunidade, o confronto acabou com 0 a 0 no tempo normal e mesmo placar na prorrogação, que proporcionaram ao time rubro o título de campeão do turno e, consequentemente, da Taça Cidade do Natal.
Este ano, durante a competição, o América somou 16 pontos contra 14 do adversário. Por esta razão, a equipe comandada por Evaristo Piza entra em campo precisando apenas de um empate para levantar a taça de campeão. Já para o representante do município de Ceará Mirim, só a vitória pode fazer com que a equipe do interior erga o cobiçado troféu.
Para quem gosta de números, considerando apenas as partidas dos estaduais realizadas entre 2014 e 2021, o equilíbrio fica mais evidente. São 18 encontros: sete vitórias do América, seis do Globo e cinco empates. Isso mostra que o favoritismo do América pode acabar durante o confronto. Apesar do equilíbrio, nunca é tarde lembrar que em 2015, em pleno estádio Barretão, a Águia tomou uma sonora goleada do Dragão por 5 a 1, pela Copa do Brasil.
Arbitragem para a decisão
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol, através de seu departamento de arbitragem, escolheu o árbitro Zandick Gondim Alves Júnior para mediar o duelo. Seus auxiliares serão João Henrique Queiroz Silva e Alex Batista da Silva, com Moisés Estevão de Moura Lima atuando como quarto árbitro.
Seis dias depois – 24 de abril – o árbitro potiguar apitou a vitória do Ceará por 2 a 0 sobre o Vitória da Bahia, pela semifinal da Copa do Nordeste. Na oportunidade, após consultar o Árbitro de Vídeo, Zandick expulso o lateral direito Gabriel Dias, do time cearense. A expulsão do lateral até hoje é criticada e lamentada pelo Vozão do Ceará, que não pode utilizar o jogador na primeira partida da final da Copa do Nordeste.
Imagens: Reprodução
Fonte: Esporte Amador RN