A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou que vai implantar mais 15 quilômetros de ciclovias distribuídas por oito avenidas da Zona Norte de Natal. As avenidas que vão receber a malha são: Itapetinga, Senhor do Bonfim, Pico Cabugi, Guararapes, Cirandas, Blumenau, Jequiriçá e Itaboraí.
Segundo a STTU, o investimento será de R$ 4 milhões. A pasta informou que os estudos estão em fase final de elaboração e a licitação acontece ainda neste semestre.
De acordo com o Departamento de Engenharia da STTU, Natal dispõe atualmente de 85 quilômetros de estruturas cicloviárias. A mais recente foi instalada na Avenida Florianópolis, no conjunto Santa Catarina, também na Zona Norte de Natal, e tem 1,5 km.
“As novas ciclovias vão garantir mais segurança aos ciclistas, atendendo suas demandas diárias, tanto em atividades esportivas, assim como nos deslocamentos urbanos para trabalhar, estudar e passear”, disse o secretário Paulo César Medeiros.
O gestor acredita que com mais incentivo ao uso da bicicleta, por meio de espaços adequados para se transitar, a tendência é ter uma redução de veículos nas vias, menos congestionamento e consequentemente menos poluição do ar. Além disso, ele cita que o uso da bicicleta é também é uma atividade física, o que é importante para a saúde.
A previsão dos técnicos da STTU é de que Natal alcance 105 km de estrutura cicloviária até o fim de 2021.
Crédito da Foto: Divulgação
Fonte: G1 RN