Passado cinco anos desde os eventos ocorridos no Ultimato, que dizimou milhares de pessoas em todo o Planeta, inclusive alguns super-heróis, o mundo retorna ao normal, voltando aos seus afazeres do dia a dia. Mas, a grande referência para o povo estadunidense não está mais presente, para influenciar e proteger sua nação.
O Capitão América se foi, seu ex-companheiro de guerra e melhor amigo, Bucky Barnes, está deixando seu alter ego, Soldado Invernal de lado, para tentar viver como um civil, porém o legado do Capitão não pode morrer assim, a América e o mundo precisa de um novo herói. E para quem Steve Rogers entregou seu escudo, Sam Wilson, ainda não se sente capaz de assumir um manto tão pesado e de plena responsabilidade quão esse a dedicar, então ele resolveu seguir sua vida, retornando para casa em Nova Orleans.
Todavia, uma nova ameaça está surgindo no planeta, um velho conhecido de Bucky Barnes e de Steve Rogers está de volta, Helmut Zemo aka Barão Zemo. O mundo necessita de um novo herói urgentemente, e talvez aquele que estão tentando impor, não seja tão fidedigno ao legado do Capitão, e Sam Wilson terá de encontrar Bucky Barnes para manter essa herança heróica para a humanidade.
Entre ação e aventura, Falcão e o Soldado Invernal trará a reconstrução da sociedade, com a população voltando as normalidades, até que outra catástrofe apareça e os heróis têm de retornar ao seus postos de origem e salvar a humanidade das tragédias que irão assolar futuramente, e isso, o legado de Rogers será colocado em risco, e apenas a altivez de um homem será páreo para ser subsequente à esse patrimônio.
A série chegou nesta sexta-feira (19), ao streaming do Disney Plus, e promete revelar anseios de um futuro duro e conflitante, de um testamento deixado entristecidamente por àquele que zelava pelo moral e integridade humana de todo o planeta.
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.