Mesmo com o ano ainda chegando ao fim, o programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), conseguiu bater a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) estabelecida pela Programação Anual de Saúde (PAS).
O MS definiu que Natal teria que realizar 632 coletas para análises da qualidade da água em diferentes locais da capital, sendo a meta do PAS atingir 90% desse total, ou seja, 572. Com as ações desta semana, o Vigiagua já promoveu 623 coletas, atingindo 97% do desejado pelo Ministério da Saúde.
O trabalho do Vigiagua é feito em diferentes espaços, como os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), que é a distribuída pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), e as chamadas Soluções Alternativas Coletivas (SAC), que são os poços coletivos.
Um dos focos do trabalho do programa é auxiliar no combate as chamadas Doenças Diarreicas Agudas (DDA). Somente este ano, mais de 33 mil casos foram registrados em toda a cidade.
Fonte: Tribuna do Norte
Imagem: reprodução