Natal inicia vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (20) em quatro locais de drive thru
Vacina será para profissionais da saúde na linha de frente da doença e idosos em abrigos. Parnamirim e Mossoró também definiram início dos planos para vacinação.
Natal vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (20) exclusivamente em quatro pontos de drive thru: Ginásio Nélio Dias, Shopping Via Direta, Arena das Dunas e Palácio dos Esportes. A ação vai acontecer das 8h às 16h.
Neste primeiro momento, serão aplicadas as 12.235 doses da vacina da CoronaVac que foram destinadas ao município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo número de doses ser menor do que o previsto inicialmente, serão vacinados neste primeiro momento os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença e os idosos atendidos em instituições de longa permanência, como abrigos.
“Neste primeiro momento, em razão do número de doses recebidas, adotamos a estratégia de priorizar os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Além deles, os idosos institucionalizados serão imunizados, já que são do grupo de alto risco”, explicou o prefeito Álvaro Dias.
As vacinas chegaram nesta terça-feira (19) para o Município e foram levadas à Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi), espaço destinado para estoque e distribuição de todos os imunizantes oferecidos pelo sistema único de saúde.
Vacinas chegaram em Natal nesta terça-feira (19) — Foto: Alex Régis
O Plano de Vacinação de Natal previa, inicialmente, vacinar 65 mil pessoas do grupo prioritário nas fases iniciais, sendo 35 mil profissionais da saúde e 30 mil idosos. “Isso diminuiu dos 65 mil que nós tínhamos previsto para 35 mil que é o número de profissionais que nós temos na área de saúde”, disse o secretário de saúde George Antunes.
“Ainda assim, o número de doses disponibilizada para Natal não alcança nem a metade da população que compõe esse público, esse contingente de profissionais da saúde”.
Haverá vacinação para quem não estiver de carro dentro do Via Direta — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi
O secretário pediu ainda que ninguém se dirija aos postos e unidades de saúde em busca da vacina. “Peço que a população não procure as nossas unidades básicas agora porque nós não teremos vacinas armazenadas nas unidades básicas. Toda vacina será destinada a esses quatro postos”, disse.
O pedido foi reforçado pelo prefeito Álvaro Dias. “Pedimos paciência e solidariedade às demais camadas da população que não poderão se vacinar nesta fase, mas garantindo e reforçando que a medida em que forem chegando mais vacinas iremos ampliar esse trabalho”.
Para receber a vacina, o profissional da rede pública ou privada terá que comprovar o vínculo funcional e atestar o serviço através de apresentação de escala de trabalho assinada pelo diretor da unidade.
Vacinação acontecerá também em drive thru no Via Direta, em Natal — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi
Mossoró
Mossoró vai aplicar a primeira dose da vacina no município às 18h desta terça-feira (19). A escolhida para o ato simbólico foi a enfermeira Raimunda Clézia Cavalcante da Silva, de 60 anos.
Vacinas chegaram em Mossoró, RN, nesta terça-feira (19) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró
O lote inicial das vacinas chegou na manhã desta terça-feira ao município. Ao todo, Mossoró recebeu 3.981 doses da vacina.
Após o ato simbólico, a vacinação terá início na quarta-feira (20), com a aplicação nos profissionais de saúde e em 79 idosos institucionalizados.
As equipes de saúde vacinarão os idosos no Instituto Amantino Câmara, Cadeia Pública Manoel Onofre de Souza, Hospital Psiquiátrico São Camilo, Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio e Presídio Federal.
“Como a quantidade de vacinas para Mossoró é reduzida nesse primeiro momento, não haverá a necessidade das doses saírem para as UBS, já que as nossas equipes de vacinação vão levar as doses direto para o abrigo de idosos, o hospital são Camilo e as unidades prisionais”, disse a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas
Os profissionais de saúde escolhidos são os que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e que tratam os pacientes em UTI. Eles serão vacinados nas próprias unidades.
“As doses serão encaminhadas aos locais onde estes profissionais atuam, mediante lista que solicitamos a todos os hospitais, clínicas, laboratórios, UBS e UPAs de Mossoró”, explicou a secretária.
Parnamirim
A vacinação teve início em Parnamirim nesta terça-feira com a aplicação nos moradores e equipe do Lar Espírita Alvorada Nova (Lean).
Idosos do Lar Espírita Alvorada Nova (Lean) são os primeiros vacinados de Parnamirim — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Por conta do número de doses abaixo do previsto, terão prioridade na vacinação neste primeiro momento, os trabalhadores da saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, além dos trabalhadores desses locais.
Parnamirim recebeu 2.800 doses da CoronaVac neste momento, abaixo do que esperava. O plano municipal de vacinação previa aplicar as doses iniciais em todo o público de profissionais da saúde e de idosos acima de 75 anos. No entanto, com um número menor, “será necessário fazer um fracionamento dos imunizantes dentro dos grupos prioritários, nesta primeira fase”, informou a prefeitura.
A Secretaria de Saúde de Parnamirim disponibilizou os telefones 3644-8106 e 3644-2553 para a vacinação em condomínios para pessoas com dificuldade de locomoção, de acordo com agendamento prévio e atendendo aos critérios dos grupos prioritários.
Idosos do Lar Espírita Alvorada Nova (Lean) são os primeiros vacinados de Parnamirim, RN — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Chegada das vacinas no RN
As primeiras doses da Coronavac chegaram ao RN na madrugada desta terça (19). O estado recebeu 82.440 doses da vacina. A expectativa do governo é imunizar 39.259 pessoas, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal e o percentual de perda operacional de 5%. No início da manhã o governo começou a distribuição entre os municípios.
Como o número de doses não é suficiente para o grupo prioritário da fase 1, o estado emitiu nota técnica definindo quais serão os primeiros profissionais de saúde vacinados contra a Covid-19.