Paulo Wanderley Teixeira, de 70 anos, foi reeleito na quarta-feira, 7, presidente do COB – Comitê Olímpico do Brasil – para um mandato de quatro anos, oficialmente de 15 de janeiro de 2021 até o fim de 2024, período que de forma excepcional terá duas edições dos Jogos Olímpicos de Verão.
A votação foi realizada em um hotel no Rio de Janeiro e teve vitória de Wanderley ainda no primeiro turno, com maioria de 26 votos. O colégio eleitoral seria formado por 49 integrantes, mas a Confederação Brasileira de Handebol, envolvida em uma série de problemas judiciais, não enviou representante.
Paulo Wanderley se torna o primeiro chefe do COB eleito nas urnas desde 1979, quando Sylvio de Magalhães Padilha derrotou Carlos Arthur Nuzman.
Quem é Paulo Wanderley
Paulo Wanderley Teixeira, nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, e se mudou com a família aos 5 anos para Vitória, no Espírito Santo, onde começou a treinar judô. Graduado em educação física em 1972, assumiu o comando técnico da seleção brasileira de judô em 1979 e era o treinador de Rogério Sampaio na conquista do ouro nos Jogos de Barcelona-1992.
Chefiou a federação da modalidade no Espírito Santo e comandou a confederação brasileira de 2001 a 2017. Nesse período, o Brasil conquistou 12 medalhas olímpicas, o que o colocou em evidência entre os dirigentes e fez com que se tornasse vice-presidente do COB na última eleição de Carlos Arthur Nuzman, em 2016.
*Com informação de O Tempo
Foto: divulgação
Fonte: Esporte Amador RN