A solicitação de rematrícula para o período letivo 2020.1 (que terá o cadastro no sistema como 2020.6) pode ser feita pelos alunos regulares da UFRN na próxima terça-feira, 18, e quarta-feira, 19. A rematrícula deve ser feita pelos estudantes por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A retomada das aulas dos cursos de graduação em formato remoto acontece no dia 24 de agosto, com previsão de conclusão do Período Letivo 2020.6 no dia 12 de dezembro.
A retomada das aulas na UFRN foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) por meio da Resolução Nº 031/2020. O documento indica que os discentes já matriculados nas turmas do período letivo 2020.1 terão as suas matrículas preservadas, salvo nos casos de impedimento de oferta da turma. Os alunos poderão, nesse período de rematrícula, adicionar ou excluir turmas do seu plano de matrículas.
De acordo com o calendário aprovado, entre os dias 24 de agosto a 16 de outubro, os alunos podem solicitar o trancamento de matrícula em turmas do período letivo 2020.6. O calendário institui ainda o início das atividades do período letivo 2020.2, marcado para o dia 11 de janeiro. Veja o calendário de retomada das aulas do período 2020.1 neste link.
As atividades referentes ao calendário do período letivo 2020.1 estavam suspensas desde 17 de março, devido à pandemia da covid-19. Diante da impossibilidade de retorno das atividades presenciais e como ação de curto prazo, a UFRN regulamentou o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), que aconteceu de forma facultativa para professores e estudantes e foi encerrado no dia 29 de julho.
Para auxiliar os alunos na retomada do período letivo 2020.1, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRN disponibilizou o Guia para estudantes. O material digital contém informações sobre o retorno das aulas, matrícula, oferta de componentes curriculares, funcionamento das turmas, trancamento de matrícula ou suspensão de programa, índices acadêmicos, conclusão de curso, regime de exercícios domiciliares, estudantes com necessidades educacionais específicas, programa de ensino, assistência estudantil, entre outros temas. Confira aqui o Guia para os estudantes.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN