A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decide hoje se o teste de sorologia para Covid-19 será ou não incluído no rol de coberturas obrigatórias pelos planos de saúde. O tema é o quarto item da pauta da reunião da diretoria colegiada marcada para começar às 14h.
Atualmente, o consumidor precisa pagar do próprio bolso para realizar o exame que identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento, independentemente de apresentarem sintomas da doença.
Como avalia a resposta do organismo para combater o Sars-CoV-2, o exame é indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas.
O teste de sorologia chegou a ser coberto pelas operadora por decisão judicial, mas a medida foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 5.ª Região, em 14 de julho. Dois dias depois, em decisão unânime, a diretoria colegiada da ANS suspendeu a Resolução 458 que inclui o procedimento entre aqueles que deveriam ser arcados pelos planos de saúde.
Segundo a ANS, ainda era preciso concluir a análise quanto a eficácia do exame e o impacto financeiro da sua inclusão entre os procedimentos de cobertura obrigatória. Para tanto, convocou uma audiência pública para o último dia 24 e apresentará agora o resultado de sua análise com o veredicto final sobre a inserção ou não do teste no rol.
Desde março, no início da pandemia, os planos de saúde são obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta. Além desse, outros seis exames também estão incluídos no Rol de Procedimentos Obrigatórios com objetivo de diagnosticar a doença.
Fonte: O Globo
Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino