Para impedir que usuários comprem jogos que não pertençam a região de suas contas, a Valve realizou uma atualização na plataforma para evitar que a prática continue sendo usada, o que é ilegal segundo os termos de uso do Steam.
Valve has recently made changing your store country more strict, which requires completing a purchase using a payment method from that country.
This should hinder the ability of using VPNs to buy games cheaper. pic.twitter.com/IozwoO6gsi
— SteamDB (@SteamDB) July 29, 2020
A atualização visa evitar que usuários que tiravam vantagem desta falha na plataforma continuem com a prática, que favorecia jogadores de países que compravam em localidades onde a sua moeda local, como dólar ou euro, é mais valorizada que em outros países, como no Brasil.
A polêmica mais recente envolvendo a prática ocorreu quando a versão para PC de Horizon Zero Dawn entrou em pré-venda. Usuários estavam fazendo uso de serviços de VPN para simularem que estavam acessando a loja daqueles países e então compraram o jogo a um preço bem menor ao praticado em suas verdadeiras localidades.
A iniciativa tomada pela Sony foi reajustar o preço do jogo em diversas regiões para desestimular a prática ilegal, o que acabou prejudicando os jogadores locais, que viram o preço de Horizon Zero Dawn chegar a mais de 100% de acréscimo em seus países.
* Com informações de Destructoid
Texto de Alexandre Galvão
Fonte: GameBlast