Em 2018, a TV a cabo perdeu força no Brasil para o streaming e o conteúdo sob demanda despontar no país. Segundo um levantamento da pesquisa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do IBGE, 81,8% dos brasileiros conectados usam a internet para consumir filmes, séries e vídeos. Esse número, cresceu 7,2% de um ano para o outro, já que em 2016 eram 74,6% os brasileiros que consumiam esse tipo de conteúdo via internet.
O crescimento de plataformas de streaming, como Netflix, Prime Video, Globoplay e YouTube vem como resposta a queda no número de pessoas que assinam um serviço de televisão por assinatura. A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) mostrou que de 2016 para 2017, 1,5 milhões de brasileiros desistiram de ter TV a cabo nos seus lares. Atualmente, 32,8% da população de 200 milhões de brasileiros assinam TV a cabo, enquanto 96,6% dos brasileiros tem um aparelho de TV em casa.
No último ano, os televisores também começaram a perder um pouco de espaço para aparelhos móveis. A redução de 2016 para 2017 foi de 0,6% — de 97,2% fomos para 96,6% dos lares tendo um televisor. Segundo a coordenadora da pesquisa, Adriana Berenguy, a perda de espaço se deve a famílias de baixa renda que ainda não conseguiram substituir seus televisores de tubo com a conversão do sinal analógico.
Apesar da redução do número de TVs, cresceu o número de Smart TVs no Brasil. Da população que tem internet em casa, 16% acessa através de uma TV inteligente, um número 5% maior do que era em 2016. Ainda assim, os celulares tem um domínio imbatível no consumo de conteúdo. A pesquisa diz que 97% dos usuários de internet no Brasil consomem conteúdo pelo celular.
Fonte: Jovem Nerd