O número de potiguares em isolamento social está em queda nos últimos cinco dias, segundo levantamento da empresa de tecnologia In Loco, que usa dados enviados por aplicativos parceiros para aferir o deslocamento dos usuários. Os dados da pesquisa mostram que 47,2% dos potiguares estavam cumprindo as medidas até a última segunda-feira (13). No entanto, em 4 de abril, o isolamento alcançava 54,6% da população.
A empresa de tecnologia afirma que a coleta de dados só é feita com a permissão dos usuários dos apps. Além disso, a empresa diz não repassar informações como nome, RG ou CPF. A In Loco possui uma tecnologia que entende o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros.
Para evitar o colapso do sistema de saúde pública, em razão da explosão dos casos da Covid-19, o isolamento social deveria atingir 70% da população, segundo estudo da Secretaria Estadual de Saúde Pública.
Ainda de acordo com os dados de isolamento apresentados pelo In Loco, o atual número de potiguares cumprindo o distanciamento social, em quarentena, é o menor desde 23 de março, quando a taxa era de 45,46%. O melhor resultado no Rio Grande do Norte ocorreu entre os dias 24 e 30 de março. Neste período, o isolamento alcançou média de 56,12%.
A redução do número de potiguares em isolamento pode estar ligada ao início do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 pelo Governo Federal. O dinheiro visa garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável por causa do impacto econômico da pandemia do novo coronavírus. Nos últimos dias, são comuns imagens de agências bancárias lotadas.
Apesar da redução, o índice potiguar está um ponto percentual acima da média brasileira, que é de 46,2%. O maior índice de isolamento no país é do Distrito Federal, com 55,9% No Nordeste, o Estados com maior índice de isolamento é Pernambuco, com 50,6%.
Fonte: Agora RN
Imagem: iStock