O Comitê Covid-19 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi instalado na manhã desta sexta-feira, 13, para discutir as principais ações que devem ser adotadas pela instituição de ensino relativas ao coronavírus. Para este momento, o grupo recomendou a manutenção das atividades e o incentivo das medidas preventivas, como o estímulo à lavagem regular das mãos e o uso do álcool em gel.
O Comitê foi criado pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, com a finalidade de assessorar a gestão da universidade no monitoramento e atualização das recomendações das autoridades sanitárias. Dessa forma, o grupo estará permanentemente analisando a situação e fará recomendações, conforme a evolução dos casos de Covid-19. “Estamos com um grupo de especialistas avaliando as medidas cabíveis para a segurança da comunidade universitária”, explicou o reitor Daniel Diniz.
Para este momento, o Comitê entendeu que as atividades da universidade devem ser mantidas, seguindo normalmente com as ações de ensino, pesquisa e extensão; outra recomendação é que pessoas com sintomas leves fiquem em casa e quem manifestar sintomas graves deve procurar atendimento médico; a comissão aconselhou ainda que ocorra a avaliação criteriosa sobre a necessidade de viagens e eventos com elevado número de participantes.
O grupo é presidido pelo vice-reitor Henio Miranda e conta com as participações do responsável pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Benedito Baracho; do médico pneumologista, Renan dos Santos; do chefe do Departamento de Infectologia, Kleber Luz; da vice-diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Eliana do Nascimento; e do professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Joselio de Araújo.
Coronavírus
O coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias e teve seu novo agente descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, quando passou a ser denominado de Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão da doença ainda estão em andamento. Contudo, neste momento, sabe-se que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa pelo ar ou por contato com as secreções contaminadas (saliva, espirro, tosse, catarro). Os principais sintomas são semelhantes a um resfriado, podendo causar infecção do trato respiratório, como as pneumonias – febre, tosse, dificuldade para respirar.
A prevenção é baseada em cuidados básicos como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabonete ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Para outras informações sobre o Convid-19, baixe o aplicativo (app) oficial do Ministério da Saúde no seu dispositivo móvel (smartphone), Coronavírus – SUS, ou acesse o site do Ministério da Saúde,
Confira aqui outras notícias sobre o coronavírus do Portal da UFRN.
Imagem: Cícero Oliveira
Fonte: Ascom/UFRN