A prática de golpes via WhatsApp tem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Desta vez, os criminosos têm utilizado o nome de restaurantes de Natal para coletar dados de clientes por meio do aplicativo de troca de mensagens. De acordo com os relatos, o grupo se apresenta aos consumidores como representante do estabelecimento e solicita o envio de dados pessoais, via WhatsApp, para confirmar a participação em supostas promoções, distribuição de vouchers e sorteios. Essa é uma armadilha utilizada para clonar o contato da vítima.
Amanda Regina foi uma dos clientes que acabou caindo no golpe. Ela disse que o episódio aconteceu no último dia 27 de fevereiro. “Uma pessoa muito educada me ligou se dizendo ser do restaurante Mangai e informando que eu tinha sido sorteada com um voucher de R$ 400 para jantar com a minha família lá. Para confirmar, eu precisava informar um código com seis dígitos que havia chegado no meu celular. Após fazer o procedimento, caiu a ficha de que se tratava de um golpe”, contou. A estratégia utilizada pelos criminosos consiste em clonar o WhatsApp da vítima por meio do código informado, o qual se trata de uma espécie de autorização emitida pelo aplicativo.
“Na mesma hora, abri um Boletim de Ocorrência na delegacia, informei ao restaurante Mangai e solicitei o bloqueio do meu WhatsApp. Mesmo assim, os infratores enviaram mensagens para minha lista de contatos solicitando a transferência de uma quantia em dinheiro. Felizmente, todos me ligaram para confirmar e eu expliquei o que tinha acontecido. Em contato com a equipe do WhatsApp, consegui suspender o meu perfil e recuperá-lo somente após sete dias, isto é, na quinta-feira (5)”, explicou Amanda.
Alguns restaurantes já se pronunciaram sobre o caso. O Camarões utilizou as redes sociais na quinta-feira (5) para divulgar um alerta. “Gostaríamos de comunicar que esses contatos NÃO são de nossa autoria, mas certamente uma tentativa de GOLPE. Lamentamos a situação e pedimos que, para segurança de todos, não informem dados pessoais nem sigam instruções como clicar em links ou enviar códigos”, disse o comunicado.
O Mangai, cujo proprietário é o mesmo do Nau Frutos do Mar, também emitiu uma nota de advertência na última quarta-feira (4): “Comunicamos aos nossos clientes que não solicitamos envio de informações, através do WhatsApp/SMS, para participação de promoção com descontos, sorteios e outras ações semelhantes. Caso esse tipo de mensagem chegue ao seu celular, a considere como falsa”, alertou o restaurante.
A reportagem ainda entrou em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte para mapear o quantitativo de denúncias, mas foi informada de que, até o momento da publicação desta matéria, não seria possível realizar essa apuração.
Dicas de segurança contra golpes no WhatsApp
Pensando na segurança dos usuários, o WhasApp disponibiliza diversas orientações no site da empresa. “As mensagens indesejadas e de conteúdo duvidoso podem vir de um de seus contatos e de outras pessoas. Essas mensagens espalham informações falsas e têm como objetivo enganar você, fazendo com que você se comporte de uma certa forma. Se uma mensagem parecer suspeita ou “boa demais para ser verdade”, não toque nela, não a compartilhe nem encaminhe”, diz a instrução. Fique alerta caso a mensagem:
- Apresente erros ortográficos ou gramaticais.
- Peça que você toque em um determinado link.
- Peça que você compartilhe informações pessoais, como número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senhas etc.
- Peça que você encaminhe a mensagem.
- Peça que você abra um link para ativar um suposto novo recurso.
- Diga que você vai precisar pagar para usar o WhatsApp. Lembre-se de que o WhatsApp é um app gratuito. Nós nunca pediremos que você pague para utilizar nossos serviços e você não precisa fazer nada além de criar uma conta para poder usar o WhatsApp gratuitamente.
Crédito da Foto: Allan White
Fonte: PORTAL DA TROPICAL