Por volta das 14:30 h deste domingo (02), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na unidade operacional da BR 101, em São José de Mipibu/RN, 12.600 pares de tênis de marca diversas, além de 4.600 pares de sandálias, sem documentação fiscal.
A mercadoria é produzida por uma indústria de Minas Gerais e estava sendo transportada em uma Carreta VOLVO, pertencente a uma transportadora de Mossoró/RN. Os produtos estavam vindo da cidade de Nova Serrano/MG e seriam distribuídos em várias cidades dos Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, incluindo Natal e Fortaleza.
Durante a abordagem, o motorista, um homem de 48 anos, natural e residente em Mossoró, apresentou apenas o manifesto da carga, ou seja, a relação das cidades e a quantidade a ser entregue a cada cliente. Não apresentou nenhum documento de comprovação fiscal.
Diante dos fatos, foi acionada uma equipe da Secretaria de Tributação do Estado para averiguar as irregularidades. Após a constatação do crime fiscal, o condutor, a mercadoria e o veículo foram encaminhados ao depósito da Secretaria, em Natal.
Após contabilização dos produtos apreendida, a carga foi avaliada em R$ 496.000. O responsável para ter a mercadoria de volta, terá que pagar de imposto devido (ICMS) e multa, um valor de R$ 133.900.
Imagem: PRF
Fonte: Agência/PRF