Os medidores de velocidade da BR-101 em Natal, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e da BR-406, em Ceará-Mirim, foram verificados nos dias 14 e 16 de janeiro pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem). A verificação é feita anualmente para analisar se o equipamento está em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro.
A verificação periódica do funcionamento correto dos medidores de velocidade é fundamental para garantir a segurança no trânsito. Eles estabelecem o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido por um veículo em determinada via pública. As verificações têm validade de um ano e devem ser solicitadas pelas empresas ou órgãos administradores dos radares antes do término desse período.
De acordo com o subcoordenador operacional do Ipem, Kaner Daladier Chaves, a verificação é feita com cinco passagens sobre a faixa do medidor com um veículo especial, equipado com um cronotacógrafo, que compara a velocidade fornecida pelo radar eletrônico com a do veículo onde está instalado o equipamento.
“Somos responsáveis por fazer a verificação inicial, quando o radar é instalado, e uma verificação anual em todos os medidores de velocidade. Após a inspeção, os medidores são lacrados para garantir que continuem funcionando corretamente e apresentem registros válidos e confiáveis”, explica.
Em caso de dúvida, o site do órgão pode ser consultado para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento. Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade também pode denunciar ao Ipem pelos seguintes contatos: 0800-281-4054, com ligação gratuita; e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (84) 98147-9433.
Imagem: Ipem
Fonte: Agora RN